Menu

Senador lamenta agravamento da situação provocada pela cheia do rio Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Quero lamentar neste momento o agravamento da situação que o Acre enfrenta com a alagação provocada pela cheia do Rio Acre, que chegou a 16,64m em Rio Branco e continua a desabrigar famílias.  Por causa do agravamento da situação, o prefeito de Rio Branco, prefeito Marcos Alexandre, já renovou o decreto ampliando a situação de emergência e declarou como anormal a situação no município de Rio Branco”, disse o senador Aníbal Diniz ao fazer uso da tribuna do Senado, na sessão desta terça-feira (11).


O senador destacou ainda que a cheia também coloca em grande risco os esforços de manter o abastecimento do Estado, por causa do transbordamento do Rio Madeira, em Rondônia, o que compromete a trafegabilidade na BR-364.

Publicidade

Aníbal informou que em Rio Branco o Parque de Exposições já conta com 958 famílias alojadas, e isso dá um número superior a 3 mil pessoas. Dezoito bairros já foram atingidos pela enchente. Para garantir o apoio necessário, a capacidade de recepção do Parque de Exposições está sendo ampliada, e um novo abrigo já está sendo providenciado, num trabalho integrado da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre, com o apoio da Defesa Civil Nacional.


“O trabalho no atendimento às vítimas da alagação tem sido intenso desde a manhã até altas horas da noite. As equipes envolvidas começam a receber a população nas primeiras horas do dia e só saem do parque depois de atenderem a todas as demandas.  A maior dificuldade até o momento tem sido conscientizar as famílias a não agirem sem a autorização e sem o conhecimento da Comissão de Defesa Civil. A orientação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado quando surgir a necessidade, e principalmente que as famílias tenham a paciência de aguardar pela retirada, porque essa retirada pode oferecer algum tipo de risco, algum tipo de choque elétrico, como já aconteceu em alagações anteriores e por isso é importante esperar sempre a orientação do Corpo de Bombeiros”, alertou ele.


Anibal_01


O senador Aníbal reiterou que a situação grave e requer medidas de apoio do Governo Federal em solidariedade ao governo do Acre e à Prefeitura de Rio Branco.


“Como bem defendeu aqui da tribuna do Senado o meu companheiro, o Senador Jorge Viana, precisamos de uma parceria que conte com a compreensão dos bancos oficiais, do Ministério da Fazenda, da Secretaria da Fazenda do Estado, da Suframa e do Ministério da Integração no sentido de dar apoio ao setor produtivo do Estado, que, ao lado da população, também tem sofrido perdas, principalmente devido à restrição de tráfego em trechos da BR-364, fortemente atingida pelas águas do Rio Madeira. Seria importante alongar os prazos de pagamento de impostos e de outros compromissos para permitir mais fôlego ao setor produtivo”, justificou.


Aníbal informou ainda que Governo Federal empenhou, nesta terça-feira (11) o valor de R$940 mil para atender as vítimas da enchente em Rio Branco.


“Agradecemos a ajuda. Esse empenho acontece num momento muito oportuno, mas precisamos também de celeridade por parte da Comissão Nacional de Defesa Civil, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para a liberação do valor também solicitado pela Prefeitura de Rio Branco, que já apresentou seu Plano Complementar de Emergência no valor de R$3,7 milhões para o atendimento às vítimas da alagação. Temos de ter em mente que a situação de dificuldade pela qual está passando o Estado do Acre é extremamente delicada”, solicitou.


Por fim, o senador manifestou mais uma vez sua irrestrita solidariedade às vítimas da enchente e informou que o nível das águas apresentou sinal de estabilização. “Esperamos que essa situação se normalize o mais rapidamente possível para diminuir o transtorno enfrentado por essas famílias que estão sendo vítimas, mais uma vez, desse fenômeno natural amazônico, que é a enchente devida às chuvas intensas nas cabeceiras do Rio Acre e de seus afluentes”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido