Categories: Destaque Direita Notícias Política

O Henrique Afonso foi dar um “rolezinho” na oposição, diz dirigente da Frente Popular

Published by
Roberto Vaz

Quem acompanha com frequência a política acreana entrou numa confusão mental diante de tantas movimentações realizadas pelo deputado federal Henrique Afonso e seu Partido Verde (PV). Num resumo da ópera, em menos de seis meses houve uma ruptura com o governo Sebastião Viana (PT), o lançamento de uma candidatura própria, um vai e vem dentro dos grupos da oposição e agora o retorno à Frente Popular do Acre (FPA).


“O Henrique Afonso foi apenas dar um ‘rolezinho’ na oposição”, define um alto dirigente da FPA. A comparação com o fenômeno de jovens da periferia brasileira em suas andanças pelos shoppings e almejando a inclusão no mundo consumista é pertinente.


Na política local o histórico de Henrique Afonso sempre foi de muita instabilidade. Em 2010 pleiteava uma candidatura ao Senado. Ameaçava romper e ir às últimas consequências caso a cúpula governista não aceitasse seu nome. Bateu a perna mas não obteve sucesso: viu-se obrigado a ceder para Edvaldo Magalhães (PCdoB).


 


Dois anos depois se apresentava como candidato a prefeito de Rio Branco, mesmo com sua base eleitoral sendo o Vale do Juruá. Mais uma vez, guarnecido pela militância verde, mandava recados de ruptura para o governo caso não tivesse um lugar ao Sol na sucessão de Raimundo Angelim (PT).


Às vésperas do registro das candidaturas sumiu da capital e só foi encontrado em Cruzeiro do Sul apresentando-se como concorrente de Vagner Sales (PMDB); perdeu. Em 2013 de novo colocava o PV numa saia-justa por disputa majoritária. Após intensas conversas e novas ameaças de rompimento, quebrou a aliança com o Palácio Rio Branco, mesmo com a posição contrária de alguns membros.


A quebra ocorreu em agosto, com o PV e Henrique pretendendo ser a terceira via das eleições no Acre. Vendo-se sozinho e sem tamanho procurou alianças com a oposição, em especial o grupo de Tião Bocalom (DEM), também colocado de lado pelos principais partidos oposicionistas e tendo como único apoiador (até então) o senador Sérgio Petecão (PSD).


Henrique Afonso não se sentiu à vontade no grupo de Bocalom. O estilo turrão do democrata e sua pouca afeição ao debate programático acabaram por afugentar os verdes, que logo procuraram o grupo de Márcio Bittar (PSDB), visto como “menos problemático”.


Lá, Henrique Afonso não teria vida fácil para emplacar a candidatura ao governo: tinha como concorrentes os fortes Bittar e seu ex-desafeto do Juruá, Vagner Sales (PDMB). Até as mágoas passadas foram apagadas entre eles para acabar com qualquer desconforto.


O deputado verde foi para o grupo recebendo a garantia de que seria ao menos vice de Márcio Bittar. Para isso os articuladores políticos precisavam convencer o PMDB a ceder a cadeira, pois seu peso o colocava como o aliado certo para fechar chapa com os tucanos.


De início os peemedebistas não estavam muito dispostos a isso, mas a operação política de Vagner Sales iria credenciar Henrique como vice sem deixar a legenda melindrada.  Em fevereiro o PMDB “rebelou-se” e disse que não cederia a vice, o que deixou o PV furioso e provocando mais um rompimento e retorno a Bocalom.


“Este movimento criou um tremendo desgastes para o Henrique dentro do PV. Não dá para entende-lo, ele acorda de um jeito e vai dormir de outro”, analisa um membro do partido. Após quase uma semana de “recolhimento espiritual” o deputado anunciou que desistirá de ser o vice de Bocalom, e acena um retorno à FPA.


Está agendada para esta semana conversa entre dirigentes da base governista com os líderes verdes para serem definidos os últimos detalhes do retorno do “filho pródigo”.   


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Incêndio destrói computadores e documentos na sala da FEM

Um incêndio, ainda sem causa definida, em uma sala da sede da Fundação Elias Mansour…

30/04/2024

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024

Ana Hickmann tem conversa recente com o ex e áudio vaza na web

Nesta segunda-feira (29), vazou uma série de áudios da apresentadora Ana Hickmann enviados para o…

30/04/2024

Luciana Gimenez é internada em hospital de São Paulo

A apresentadora Luciana Gimenez, 54, está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com…

30/04/2024

Gladson não atende ligação de Socorro e deputada diz que não vai aceitar que PP vire “puxadinho”

A deputada federal Socorro Neri (PP) ainda não conseguiu falar com o governador Gladson Cameli…

30/04/2024

Jarude apresenta anteprojeto que regulamenta pagamento de bolsas a professores

Diante do salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre, lotado de servidores públicos da…

30/04/2024