Conecte-se agora

André Hassem cobra construção de ponte que liga Epitaciolândia à Brasiléia

Publicado

em

Durante entrevista a uma emissora de televisão local, o prefeito da cidade fronteiriça de Epitaciolândia, André Hassem, esteve na capital acreana, para discutir junto à Associação dos Municípios do Acre (Amac), diversos projetos que visam melhorar a mobilidade de seu município. Dentre os assuntos abordados estava a ponte que liga aquela cidade à Epitaciolândia, também na fronteira.

Sobre a ponte José Augusto, o prefeito disse que o governo do estado não cumpriu as promessas feitas através do Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre). Segundo o órgão a construção seria feita ao lado da atual edificação. Esse, segundo ele, foram as informações dadas pelo engenheiros.

O prefeito deixou claro ainda que os diversos reparos feitos na ponte estão deixando os moradores sem paciência e que o desejo é de que se construa uma nova ponte.

Dente os exemplo claros, o gestor citou as edificações feitas no Vale do Juruá. Ele afirmou que o povo do Alto Acre continua sendo enganado até hoje e que a construção da ponte é uma exigência imediata. As informações são de O Alto Acre.

Cotidiano

Homem é executado com 7 tiros enquanto trafegava em motocicleta na Cidade do Povo

Publicado

em

James Oliveira de Moura, de 33 anos, foi executado a tiros na noite desta terça-feira, 5, na rua Franco Silva, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, James trafegava em uma motocicleta modelo Honda Titan, de cor vermelha na avenida, quando um homem não identificado em posse de uma arma de fogo efetuou vários tiros na direção de James que foi atingido com sete tiros na região do peito. Após a ação os criminosos fugiram do local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer por James que já encontrava morto.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida os policiais fizeram patrulhamento na região em busca de prender o autor do crime, mas ele não foi encontrado.

A polícia não soube informar a motivação do crime. O corpo de James foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O caso será investigado pelos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Cotidiano

Evento que deveria empossar Gladson Cameli na presidência do Progressistas é cancelado

Publicado

em

A solenidade prevista para a manhã da próxima quinta-feira, 7, na sede da sigla em Rio Branco, que iria oficializar o governador Gladson Cameli na presidência do Progressistas foi cancelado.

Segundo informações apuradas pela reportagem do ac24horas, o representante do PP, deputado federal Cláudio Cajado, deverá participar de uma votação importante na quinta e, por essa razão, decidiu cancelar a agenda onde empossaria Cameli. A posse ainda não foi remarcada.

Continuar lendo

Cotidiano

Comunidades do Juruá denunciam ação de garimpeiros em áreas de conservação

Publicado

em

Comunidades tradicionais do Juruá estão em alerta após registrarem a chegada de balsas de garimpo no local. As informações são da agência internacional Deutsche Welle.

Segundo os moradores, as embarcações se movimentam pelo rio Andirá, dentro dos limites da Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá.

Em uma das regiões mais resguardadas da Amazônia e protegidas por diversas unidades de conservação, os residentes temem que o local se transforme em um novo polo de atividades ilegais.

Outras balsas do mesmo tipo foram avistadas em dias anteriores, mas foram interceptadas por moradores, que pediram que os garimpeiros se retirassem da localização.

“É a primeira vez na história da cidade que uma balsa de garimpo adentra a região do rio Juruá. Nunca houve notícia de exploração de ouro na região, principalmente por essas dragas gigantes”, afirma Manoel Cunha, morador e gestor da Resex.

A área tem um forte histórico de organização social em torno do uso sustentável dos recursos que a floresta oferece. Possui cooperativas que viabilizam o uso de sementes e oleaginosas que são processadas nas comunidades e vendidas para indústrias de cosméticos.

Após a chegada das balsas, representantes das organizações locais pediram providências junto à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

De acordo com o Fórum Território Médio Juruá, existem pelo menos sete processos minerários abertos na Agência Nacional de Mineração com incidência na região, todos em busca de ouro.

Continuar lendo

Cotidiano

Academia Acreana de Letras afirma que cientificou Jonas Filho de descumprimento de edital de eleições

Publicado

em

O presidente da comissão que conduziu a eleição da Academia Acreana de Letras (AAL), Enilson Amorim, encaminhou ao ac24horas a carta por meio da qual o paleontólogo Jonas Filho, ex-reitor da Ufac, foi comunicado do descumprimento do edital que impossibilitou a homologação de sua candidatura a uma das dez cadeiras que estavam vagas.

A desclassificação de Jonas Filho do certame causou surpresa de muita gente, principalmente no meio acadêmico, pela sua reconhecida atuação e produção no campo científico, e foi motivo de duras críticas feitas por ele mesmo tanto à Comissão Eleitoral quanto à presidente da AAL, Luísa Galvão, a quem acusou de agir com parcialidade.

A acusação de parcialidade se deu por ela ter, segundo Jonas, divulgado em suas redes sociais imagens de alguns candidatos em detrimento de outros no ato da inscrição. Sobre o caso, a imortal disse que o ex-reitor não aceita a não homologação da sua candidatura, que se deu em razão dele não ter entregado a sua produção intelectual, conforme exigia o edital de abertura do certame realizado no dia 30 de julho.

“Temos os documentos que entregou como prova da ausência de sua produção, que ele deixou de apresentar. A Comissão Eleitoral foi muito ética e agiu em conformidade com o que previa o edital. A Academia Acreana de Letras se conduz com zelo, respeito e responsabilidade. A eleição foi conduzida com toda lisura. Jonas quer incendiar a AAL e o sodalício ”, disse Luísa Galvão.

Enilson Amorim, presidente da Comissão Eleitoral, solicitou a publicação da carta encaminhada a Jonas Filho, segundo ele, para que não paire qualquer dúvida para a sociedade acreana de que a Academia Acreana de Letras agiu de maneira ética ao oferecer ao candidato as razões pelas quais a sua candidatura não foi homologada.

A seguir, a íntegra do documento e a comprovação, pelo WhatsApp, do recebimento por Jonas Filho:

 

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!