Menu

Possível novo alagamento na capital e cheia do Madeira levam governo do Estado e prefeitura a cancelarem Carnaval na Arena da Floresta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por causa dos riscos de uma nova cheia do rio Acre e a calamidade vivida em Rondônia, em função da enchente do rio Madeira, que afeta diretamente o Acre devido o fechamento da BR-364, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco decidiram que não irão realizar o Carnaval público na Arena da Floresta este ano. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, em coletiva na Casa Civil, pelo governador Sebastião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana.


O rio Acre está abaixo da cota de alerta. Nesta segunda-feira, o rio atingiu, na capital, 13.40m. Porém, mesmo assim, há previsão de mais chuvas e o risco de um novo alagamento do manancial, segundo o governo. As famílias desabrigadas pela recente cheia permanecem no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Publicidade

Em Porto Velho, a situação é bem mais grave. O rio Madeira continua subindo. Na tarde de hoje, o manancial já marcava 18.55m.   


seba_01


“Estamos vivendo um impasse climático no Acre, uma situação de alagação de alagação, de flagelados. E pela previsão de chuva a situação pode estar mais grave daqui uma semana. Esperamos que não. Mas pode acontecer isso, porque nós tivemos menos de 60% das chuvas de fevereiro até hoje. Se fevereiro chover muito nos próximos dias nós poderemos de fato ter uma situação mais agravada. Porto Velho suspendeu o Carnaval, em função da cheia e da alagação. E temos ainda a situação da estrada. Não sabemos se amanhã teremos a BR-364, entre a balsa e Jaci-Paraná interditada de maneira mais duradoura. Pelo menos até segunda-feira tem 150 milímetros de água caindo nas cabeceiras do Madeira. Então nós estamos muito apreensivos com esse fato a mais”, disse o governador.


Ainda na coletiva, Sebastião Viana anunciou a realização de um Carnaval público fora de época, no mês de maio, entre os dias 1 e 4.


Até o dia 05 de março, governo e prefeitura de Rio Branco vão ajudar na realização dos carnavais de rua da capital, que serão realizados em pelo menos 10 bairros. A ajuda consiste na cessão de banheiros químicos, tendas e serviços de segurança pública.


A prefeitura de Rio Branco garante, entretanto, que a festa para escolha do rei e rainha do Carnaval será mantida.


Esse é o segundo ano consecutivo que prefeitura e governo decidem cancelar o Carnaval público. Em 2013, a festa não foi realizada por falta de recursos financeiros, segundo o governo.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido