Chove desde ontem (2) no Distrito de San Gaban, na Região de Puno, Província de Carabaya no Peru. A rota alternativa vinha sendo utilizada por turistas e caminhoneiros para chegarem á cidade de Puerto Maldonato depois que a Rodovia do Pacífico foi interditada por causa de desmoronamentos registrados em vários pontos da carreteira antes da chegada à cidade de Quicemil. Não tem previsão para liberação do fluxo.
A rota alternativa também sofreu desmoronamentos. A policia peruana pediu dois dias para liberar o fluxo pela cidade de San Gaban. Os caminhoneiros fizeram pressão na manhã de hoje para que os serviços não sejam interrompidos por causa do final de semana.
Segundo a internauta Simone, que se comunica através do whatsapp com a redação do ac24horas, na manhã de hoje os brasileiros começaram a negociar hospedagem na pequena rede de hotéis de San Gaban.
“A dificuldade é que nossos soles estão acabando e eles não querem aceitar a moeda brasileira”, disse a turista.
Ainda de acordo a turista, não param de chegar acreanos no engarrafamento que já atinge mais de 20 km. Além de acreanos, famílias de Espigão do Oeste, Rondônia e outras localidades do Brasil continuam isoladas.
Entre os acreanos isolados, a jornalista Eliane Sinhasique relatou pelo facebook que conseguiu viajar ontem entre os trechos de Macusani até San Gaban. O juiz, Giordane Dourado também se manifestou pelas redes sociais afirmando que nunca pensou em enfrentar tanta aventura no retorno para casa.