Menu

Saco de pancada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário da SEAPROF Lourival Marques Filho está virando alvo preferencial para ataques na ALEAC. Depois de questionado sobre o desaparecimento de 25 toneladas de milho do silos de Capixaba, os deputados de oposição garantem ter mais munição contra o Loro. O interessante é que a pólvora tem sido fornecida por parlamentares da base governista que, teoricamente, teriam o papel de defender o “companheiro” do PT.


Próximo alvo

Publicidade

Nos próximos dias haverá denúncias envolvendo tanques de resfriamento de leite distribuídos pela SEAPROF a produtores. Mas uma fonte garantiu que tem outras informações que serão transformadas em denúncias.


Falem mal, mas falem de mim


Os deputados “aliados” empenhados em complicar a vida de Lourival Marques Filho, candidato em 2014, podem estar cometendo um erro fatal. Não existe nada que funcione tão positivamente numa eleição como a vitimização. O Loro poderá beneficiar-se da situação se as denúncias não forem convincentes.  


Flechas para todo lado


O governador Tião Viana (PT) irá participar do Festival Yawa que acontece na Aldeia Yawanawa, no rio Gregório, nesta semana. O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) também foi convidado pelas lideranças indígenas e deve aparecer. Quem sabe surge um cachimbo da paz na festa…


Uma vaga para cada um


O deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) lembrou que não pode existir candidatos avulsos ao Senado. É preciso um postulante a governador para haver um pretendente a senador. A legislação não permite chapa apenas com senador.


Problemática


Quando a FPA anuncia os nomes de Anibal Diniz (PT) e Perpétua Almeida (PC do B) como candidatos ao Senado, leia-se que apenas uma das candidaturas sobreviverá. Não tem como a coligação lançar os dois.


Jeitinho

Publicidade

Flaviano lembrou que no Rio de Janeiro o Bispo Marcelo Crivella (PRB-B) elegeu-se ao Senado utilizando um candidato a governador “laranja”. O PC do B estaria disposto a lançar algum nome para garantir Perpétua na disputa?


Outras possibilidades


O PT nacional deve garantir a vaga para Anibal no Acre. Nesse caso, o PC do B vai ter que procurar outra turma para emplacar Perpétua ao Senado.  Henrique Afonso (PV) ou Petecão (PSD) poderiam ser opções?


Entenda o caso


A nível nacional não existe FPA. Para os petistas do Diretório em Brasília a vaga é do PT e pronto. Como um dirigente me explicou: “Senador do PC do B é outra coisa. Não tem nada que ver com a gente”. Entenderam?


O outro lado


No caso da oposição a tendência é que haja dois candidatos ao Senado. Não acredito que Tião Bocalom (DEM) abra mão pra quem quer que seja da sua candidatura ao Governo. Nos últimos 10 anos a atividade principal do ex-prefeito de Acrelândia é ser candidato.


Contaminação


As mais recentes decisões judiciais que afastaram alguns prefeitos da oposição e mantiveram outros da FPA estão gerando desconfiança. Será que o longo tempo da FPA no poder contaminou o Judiciário Acreano? Quem poderia responder a questão é a corregedoria da Justiça Federal. 


Outros tempos


O senador Jorge Viana (PT-AC) foi governador do Acre por oito anos. Naquele período não houve nenhuma cassação de prefeitos no “tapetão”. Claro que ainda não existia a Lei da Ficha Limpa, mas mesmo assim…  


Tirinha do couro


O assessor político do Governo, Francisco Nepomuceno, o Carioca, fica irritado só ao ouvir o nome do deputado federal Sibá Machado (PT-AC). Ele argumenta que se Sibá acha que o grupo do deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) vai apoiá-lo integralmente às suas pretensões de ser presidente do PT está enganado.


Racha do racha


A tese do Carioca é que parte do grupo de Taumaturgo apoiará o candidato de Tião Viana(PT) , o cientista político Ermício Sena. Para o articulador petista nem todos tem tendência à “traição” e preferem manter a fidelidade ao governador.


Cara a cara


O processo de eleição direta dentro do PT vai abrir a possibilidade dos filiados assistirem ao encontro entre os dois candidatos à presidência do partido. Nesta quinta-feira, dia 24, às 18hs, Ermício e Sibá estarão debatendo no Auditório da SEAPROF.


Aperto de mãos


Depois da tempestade a bonança! Essas discussões radicais que acontecem na ALEAC sempre tem o mesmo final. Os “brigões” apertando as mãos.


Inovação


A vereadora da Capital Eliane Sinhasique (PMDB) inovou no parlamento municipal ao fazer as suas indicações com fotos projetadas durante a sessão. Agora, os outros vereadores estão usando o mesmo sistema.


Transformação


A atual legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco tem recebido muitos elogios. Tanto os vereadores da base quanto da oposição estão empenhados em mostrar serviço para a população da Capital. O melhor é que estão andando pelo município e mantendo contato direto com os rio-branquenses. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido