Cinco bairros de Rio Branco estão recebendo pluviômetros, que medem a quantidade de chuva. Os bairros Vila Nova, Preventório, Dom Giocondo, Cidade Nova e Placas foram escolhidos porque há registros de movimentação de terra e deslizamentos. O primeiro equipamento já foi instalado no Centro de Saúde das Placas.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está capacitando lideranças comunitárias, coordenadores de regionais da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS) e técnicos da Defesa Civil do Estado e do Município para atuação no projeto Pluviômetros nas Comunidades.
“O projeto Pluviômetros nas Comunidades visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento a eventuais desastres”, disse Maria Rita Cavalcante, coordenadora da capacitação em Rio Branco.
Todas as regiões do Brasil estão recebendo semelhante ação. No Norte, Rio Branco, Belém, Macapá e Manaus são as capitais beneficiadas. O Governo Federal doou cinco pluviômetros para a capital do Acre.