Menu

Dilma Roussef joga balde de água fria na pretensão de exploração de petróleo no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidenta Dilma Rousseff (PT) jogou um balde de água fria nas pretensões do governador Sebastião Viana (PT), em explorar petróleo no Acre. Os gestores petistas pregam insistentemente que o estado teria potencial para extração do óleo e estariam procurando potenciais investidores.


Petroleo_in1

Publicidade

Dilma Rousseff divulgou o estudo “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás”, do Ministério das Minas e Energia que mostra onde estão as zonas de importância relativas ao desenvolvimento econômico do setor de petróleo e gás natural no país.  O Acre não é uma destas zonas.


O estudo mapeou as áreas com  maiores chances de descoberta de petróleo e gás natural. O mapa mostra que as áreas identificadas pela cor vermelha são os locais onde existiriam petróleo e gás. As áreas com menores chances são identificadas pela cor verde. O Acre está nesta área.


Senador Aníbal Diniz diz que Secretário de Petróleo
e Gás do MME garante licitação de 9 blocos no Acre


O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, assegurou agora à tarde ao senador Anibal Diniz que os 9 blocos das bacias do Acre e Madre de Dios no Vale do Juruá, na divisa dos estados do Acre e Amazonas serão licitadas sim durante a décima segunda rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo e Gás – ANP nos dias 28 e 29 de novembro próximos.


Marco Antônio Martins esclareceu também que a divulgação do zoneamento de petróleo e gás, ontem, pelo ministro Edison Lobão, não guarda nenhuma ligação com a rodada de licitações que será feita pela Agência Nacional de Petróleo e Gás – ANP no final de novembro.


O certo é que os nove blocos estudados pela ANP em território acreano e amazonense estarão sendo licitados normalmente como as outras dezenas de blocos que fazem parte dessa rodada de licitações, e o especialista em petróleo e gás da Petrobrás, o cruzeirense Nilo Santiago, está completamente seguro da viabilidade dessas jazidas.


“Se aqui do lado, no Peru, tem 22 campos sendo explorados com sucesso, com certeza nosso potencial é muito grande”, afirmou Nilo Santiago, que profere palestra hoje à noite sobre o assunto na Associação Comercial de Cruzeiro do Sul.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido