Menu

Ser ou não ser

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nelson_coluna_cabeça


Muitos “aliados” dizem ainda hoje que o ex-governador Binho Marques (PT) fez um governo técnico e por isso as eleições de 2010 foram difíceis para a FPA. Então vamos raciocinar. Na gestão do Binho houve tantos rachas internos dentro do PT quanto os que existem atualmente?

Publicidade

Eis a questão


Fazer um governo técnico é dar valor a competência e valorizar quem sabe trabalhar e afastar os puxa-sacos de elogios fáceis? Então realmente Binho fez um governo técnico.


Injustiça


Na minha opinião, Binho Marque fez um governo republicano. Tratou aliados e adversários com diplomacia. Mas impediu que a “festa do boi” da distribuição de cargos políticos acontecessem. E não deu “agrados gratuitos” para deputados e jornalistas. Binho construiu as cinco grandes pontes da BR 364 e não perseguiu ninguém da imprensa.


Testemunha


Eu mesmo fiz duras críticas à política de segurança pública de Binho Marques no rádio e nos jornais em que trabalhava, na época. Nem por isso fui impedido de prestar serviços na área de comunicação. Os acordos eram cumpridos e opiniões pessoais não contaminavam as relações técnicas. Trabalhava quem era competente e sabia fazer. Sem cobranças de posições políticas e ideológicas.   


Coerente


Binho conseguiu descentralizar a educação e a saúde pública. As unidades tinham autonomia de gestão. É verdade que houve problemas posteriormente pela má fé de alguns gestores. Mas ele estava correto. Foi um momento de muita prosperidade no Estado. Tanto que no Juruá ele é o petista que tem a maior consideração das pessoas.  


Perda


A saída da política acreana do ex-governador Binho Marques, que atualmente ocupa um importante cargo no Ministério da Educação, é lamentável. Talvez seja um erro de Binho Marques não estar mais presente aos debates. Mas imagino que ele deve ter as suas razões para o afastamento.

Publicidade

Ninguém é santo


Óbvio que não quero canonizar o ex-governador. Houveram muitas falhas naturais decorrentes de uma gestão. Mas a postura de Binho Marques como estadista, político e administrador desperta boas lembranças.


Pecado mortal


Na atual conjuntura da FPA e do Governo, para alguns membros importantes, fazer um elogio ao ex-governador Binho Marques é um pecado mortal.


Registro histórico


A história acreana fará o julgamento natural de cada um dos seus governadores. E esse julgamento é implacável.  O disse-me-disse dos bastidores do poder não serão suficientes para apagar os resultados de uma boa gestão.


Enfim a terceira via


A notícia da Folha de São Paulo de que a acreana Marina Silva se filiou ao PSB deve estar causando pesadelos há muita gente Brasil afora. Segunda colocada nas pesquisas da corrida presidencial, a união, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos representa sim um perigo à reeleição de Dilma Rousseff (PT).


Problemas no Acre


O vice-governador César Messias (PSB) é candidato a deputado federal. E pode ter um complicador à sua candidatura com o fortalecimento nacional da legenda. Como ficará a situação do PSB no Acre?


Um vela para Deus


Não acredito que Eduardo Campos aceite os seus filiados acreanos participarem de um palanque que terá Dilma como candidata. Ele vai querer um palanque próprio. Ainda mais com uma acreana na sua chapa.


Outra para o diabo


Campos vai querer uma via própria e a candidatura de Henrique Afonso (PV) ao Governo poderá ganhar um impulso, caso PSB e PV, no plano nacional cheguem a um acordo. O que me parece provável.


Dormindo com o adversário


Nesse hipótese, César Messias e o seu grupo de aliados pediriam votos para Henrique Afonso para governador e Eduardo Campo à presidência?


Aposentadoria


Na realidade César Messias deve estar pouco preocupado. Já foi deputado estadual, presidente da Aleac, prefeito de Cruzeiro do Sul, duas vezes vice-governador, secretário de estado. Uma carreira completa. Me parece que sair da política nesse momento seria um alívio para Messias. E a “deixa” poderá ser a união do PV com o PSB.


Torcida do contra


Ainda no plano nacional. A presidente Dilma subiu sete pontos nas pesquisas à presidência nesta semana. Ao contrário do que se imagina muitos petistas acreanos se entristecem com a notícia. Não são poucos os que ainda sonham com uma volta do ex-presidente Lula (PT). 


Troca-troca atrapalhado


Não entendi até agora. Anunciaram a filiação dos prefeitos de Epitaciolândia André Assem (PSDB) e de Assis Brasil, Doutor Betinho (PSDB) ao PROS e, consequentemente, na FPA. Mas eles não se filiaram. Agora, li uma declaração de que Assem apoiará Tião Viana (PT) à reeleição. Tudo muito estranho…


Pensamento do dia


É verdade. Me identifico muito mais com a trajetória da Madre Teresa de Calcutá que livrou da fome e da morte milhões de miseráveis no planeta do que com a truculência de Adolf Hitler que mandou para os fornos crematórios milhões de seres humanos para se afirmar no “poder”…


 


  


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido