Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vereadores denunciam mais descaso na saúde de Porto Walter

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais uma vez o setor de Saúde estadual do município de Porto Walter é denunciado por causa do descaso no atendimento a população.


Segundo os vereadores Guarsone Melo (PMDB), Odair Mota (PP) e Rosildo Cassiano (PSD), somente no mês de setembro, duas pessoas morreram por negligencia do TFD. Além disso, apesar das inúmeras denúncias, não há médico e enfermeiro na cidade e a sala de parto do hospital de Porto Walter está em péssimas condições. Tanto que as grávidas são mandadas para Cruzeiro do Sul. 

Anúncios


“No corrente mês já aconteceu em porto Walter duas mortes que o TFD foi pedido e não chegou a tempo. O TFD é pedido de Rio Branco e demora mais de 2 horas e meia para chegar a resposta. Isso é uma vergonha para o governo do Estado. A parteira do Hospital de Porto Walter está mandando todas as grávidas para ganhar seu bebê em Cruzeiro do Sul, pois a sala de parto é uma vergonha… Tudo enferrujado. Não tem enfermeira. Durante um mês na unidade de saúde, o medico só trabalha aproximadamente 20 dias”, denunciam os vereadores.


O coordenador de Saúde do Estado na região do Juruá, Charles André Rosas, disse que o problema do TFD ocorre porque a empresa que fazia os serviços está em fase de regularização na Anac. 


“Não é uma questão nossa é a Anac. É que a empresa que fazia esse serviço está em fase de regularização para fazer esse transporte. A empresa que faz esse serviço realmente vem de Rio Branco. Infelizmente esse fato aconteceu e infelizmente a aeronave que vem de Rio Branco não pode chegar a tempo, entendeu. O governo quer resolver e tem a aeronave da empresa, mas infelizmente há essa questão de documentação pra resolver, que já está sendo resolvida junto a Anac. Mas a gente quer resolver o mais rápido possível. Enquanto isso a gente dá suporte com uma aeronave de Rio Branco”, disse.


Vereadores


Sobre a estrutura da unidade de Saúde e falta de profissionais, o coordenador regional disse que o governo deve inaugurar nos próximos dias um novo hospital no município, com novos equipamentos. Ele também garante a ida de novos profissionais para Porto Walter.


 “Existe a previsão de o governador inaugurar a obra, o hospital de Porto Walter, ainda esse final de semana se a empresa confirmar. E essas questões não são de agora. São questões pontuais, por isso o governo resolveu fazer um hospital para atender a comunidade em respeito a sociedade. São problemas que serão solucionados quando essa unidade estiver pronta. Nós vamos estar colocando aparelhos novos, mais profissionais para ta trabalhando em Porto Walter. Queremos  também colocar mais médicos em uma escala a cada dez dias. Quero também agradecer aos vereadores pelas reclamações, porque eles estão fazendo o papel deles”, completa. 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido