Categories: Blog do Crica

Festival de truculência

Published by
Roberto Vaz

Agrediram dois jornalistas, a honra dos acreanos, do governador, da Juíza Thais Kallil, do desembargador Samoel Evangelista e ontem soltaram o boato que já tinham “no papo” os votos dos desembargadores Adair Longuini e Valdirene Cordeiro. Esse modo de agir dos cabeças do Telexfree que vieram de fora, longe de ajudar, piorou a situação do investimento.


Não resolve nada
Fechar pontes, agredir instituições, autoridades, não modifica em nada a situação do Telexfree que é jurídica e só será decidida dentro dos autos e com bons argumentos.


Basófia não resolve
E não é com esse tipo de basófia que vão conseguir algo e, uma decisão favorável ou desfavorável somente será conseguida com bons advogados nos tribunais superiores.


Maldade grande
Eu assisti a conversa. O deputado Jamil Asfury (PEN) não disse que ia preparar uma PEC para manter a pensão de ex-governadores, mas que queria estudar o assunto. O resto é maldade!


Conviver com o contraditório
Os coordenadores do Dia do Basta fizeram um belo e justo movimento democrático. Mas democracia é também conviver com o contraditório e não podem impor uma idéia única.


Assinaturas mantidas
Os deputados da base do governo que assinaram a PEC do deputado Gilberto Diniz (PTdoB), que acaba com as pensões de ex-governadores decidiram ontem manter as suas assinaturas.


Após o recesso
A PEC que acaba as pensões de ex-governadores já está tramitando nas comissões da Aleac, mas na avaliação do presidente Élson Santiago (PEN) só deverá ser votada após o recesso.


Passaria tranqüilo
Se essa votação fosse hoje a sua aprovação se daria com um mínimo de 15 votos.


Prazo antigo
O recesso, que seria antecipado para hoje, ficou de começar dentro do prazo regimental, na próxima quinta-feira.


Só se fala nisso
O deputado Moisés Diniz (PCdoB) virou alvo de elogios entre os dirigentes da oposição após seu discurso duro da última terça-feira se rebelando contra a orientação política do governo.


O que está por trás?
A oposição diz que é para forçar o apoio do PT à candidatura a senadora da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Tenho minhas dúvidas, as coisas no PT não funcionam na pressão.


Não tenho dúvidas
Mas, de uma coisa não tenho nenhuma dúvida: o deputado Moisés Diniz, presidente do PCdoB, não faria um discurso com aquele teor explosivo, sem apoio da cúpula comunista.


Greve forte
Assisti ontem da Aleac a votação dos professores sobre a greve. Foi um grito geral pela continuidade. A única mão a não se levantar a mão foi da Rosana da CUT, ligada ao governo.


Não é a questão
A questão do governo não é de má vontade com a categoria, mas da falta de caixa para atender as reivindicações salariais. Adianta firmar um compromisso e depois não cumprir?


Confronto aberto
A base do governo se recusou de participar de uma reunião na Casa Rosada. Motivo: a sugestão do secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, de acabar com a verba de gabinete dos deputados. A sugestão foi dada na briga que trava pelo facebook com o deputado Werles Rocha (PSDB). Nem o apelo do líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), fez os deputados retrocederem


Favas contadas
A ida do ex-prefeito Tião Bocalon (PSDB) para o DEM já é fava contada, como também sua candidatura ao Senado. O presidente do PSDB, Márcio Bittar, diz que só lamenta esse fato.


Prejudica muito
A candidatura surpresa do Tião Bocalon (PSDB) criou um entrave grande para a candidatura a senador do deputado federal Gladson Cameli (PP), porque ela racha os votos da oposição.


Grande beneficiado
Essa decisão açodada do Tião Bocalon vai beneficiar diretamente a candidatura do senador Anibal Diniz (PT), que estava morta, por um motivo: o PT sempre tem os seus 30% de votos.


Base sólida
Mas, o deputado federal Gladson Cameli (PP) continua muito forte porque leva uma vantagem sobre os seus adversários, o dele vir com uma enxurrada de votos do Vale do Juruá.


Traduzindo tudo
Fazendo um resumo da ópera, a oposição continua a mesma, desunida, sem lenço e sem documento. Não tem uma liderança que consiga congregar todas as correntes divergentes.


Casca do ovo
O Plebiscito proposto pela presidente Dilma morreu na casca do ovo. E mudanças substanciais no atual modelo político previstas para acontecer em 2014, também foram para a lata do lixo.


Tudo com antes
Continuarão as coligações proporcionais e tudo como antes no quartel D’abrantes.


Rompida no meio
A base do governo na Aleac está rompida ao meio. O fim da pensão de ex-governador foi apenas um ponto. São insatisfações muitas que a coluna vem registrando em várias edições.


Algumas delas
Entre elas: a não liberação das emendas parlamentares e, a que mais revolta os deputados da FPA: secretários estaduais candidatos a deputado usando abertamente a máquina a seu favor.


Sei ler
A pensão foi apenas um pretexto. E a rebeldia dos deputados Moisés Diniz (PCdoB) e Jonas Lima (PT) foi o motivo que queriam. Estou todos os dias na Aleac e sei ler os seus humores.


Fora da campanha
O deputado Astério Moreira (PEN) não será mais candidato à reeleição, mas continuará na liderança do governo até o fim do mandato. A sua decisão já foi comunicada ao governador Tião Viana. A sua justificativa é que pretende ficar livre na campanha para organizar melhor o PEN, partido que preside. A decisão já foi também passada aos seus apoiadores mais próximos.


Contribuição dada
Astério Moreira acha que já deu a sua contribuição à política ocupando mandatos de vereador e deputado estadual. “Não vou deixar a vida política, vou entrar de cabeça na campanha do governador Tião Viana, que considero um político sério, e uma das pessoas mais respeitáveis no quesito caráter que conheci, e apoiar candidatos proporcionais da FPA ainda a serem definidos”.


E querem ganhar?
A anunciada candidatura a senador do ex-prefeito Tião Bocalon (PSDB) pelo DEM mostra a complexidade das relações entre os dirigentes da oposição. Cada um fala uma língua diferente. E pelo visto se repetirá o quadro com a FPA com um só nome ao governo e ao Senado e a oposição com dois candidatos a governador e dois a senador. Assim querem ganhar a eleição?


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024