Menu

PF intercepta ligação do governador Sebastião Viana para empresário envolvido na Operação G-7

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

SALOMÃO MATOS
para ac24horas
Rio Branco-Acre


Documentos da Policia Federal sobre as investigações que culminaram com a Operação G-7, mostram que o governador do Acre, Sebastião Viana (PT) não só sabia da existência de um cartel na construção civil como intermediou linhas de créditos para capital de giro para as empresas administradas por envolvidos no escândalo de direcionamento das licitações públicas no Acre.

Publicidade

No dia 12 de janeiro deste ano, às 8:56 da manhã, o governador Sebastião Viana, que encontrava-se de férias em Sergipe, liga para Francisco Salomão e informa-lhe que “haveria a possibilidade do Banco do Estado de Sergipe emprestar dinheiro sem as garantias da obra, e sem as amarras do Banco do Brasil, do BASA e da CAIXA. O Governador diz que fará a mediação entre Salomão, Sasai e Leandro (FECOMÉRCIO), o Secretário da Fazenda e o presidente do banco, e que tal operação se dará via Federação das Indústrias (FIEAC), com a Secretaria da Fazenda atestando os contratos, juntamente com a Secretaria de Planejamento e a de Obras”.
Feliz com a boa notícia, Salomão informa ao governadorque o capital de giro iria dar outro ritmo às obras. Posteriormente, Salomão conversa com Carlos Afonso acerca deste assunto, diz que precisaria de uma reunião com Mâncio (Secretário da Fazenda) e Sasai (FIEAC).


 Tião_salomão_escuta


TRANSCRIÇÃO:


GOVERNADOR: SALOMÃO, tudo bem?


SALOMÃO: Bom dia governador, tudo bem?


GOVERNADOR: Tudo bem.Tudo bem? Como é que estão as coisas aí?


SALOMÃO: Tá(sic) bem.


GOVERNADOR: Eu tô(sic) de folga, tirei… treze dias de folga tô(sic) voltando quarta, aí tô(sic) em Sergipe, estava conversando com o governador aqui, eles tem uma coisa muito interessante que é o banco do Estado deles…


SALOMÃO: Hã.


GOVERNADOR: Eles emprestam dinheiro como a gente queria sem a garantia da obra sem necessitar daquelas amarras do Banco do Brasil, do Basa e da Caixa, lembra? Que a gente vinha tratando?

Publicidade

SALOMÃO: Lembro…pô governador se o senhor consegui, o senhor dá outro ritmo…


GOVERNADOR: Então, eu já falei com o secretário da fazenda aqui e aí, eu…segunda-feira, eu quero que você, o SASAI, aí é… e o LEANDRO conversem com… vão com o MANCIO que aí ele vai ligar pra ele eu já foi fazer a mediação dos dois…pra vocês virem aqui pra tratar da operação de crédito com ele, o secretário da fazenda e a presidente do banco, pra ver quais são…qual modelo, mas via federação das indústrias, né? Mediando tudo, indicando, pode ser?


SALOMÃO: Pode…


GOVERNADOR: Com a secretaria da fazenda atestando os contratos tudo (inaudível) planejamento….de obra.


SALOMÃO: Governador se o senhor vai… o senhor fazer(sic)…. se o pessoal não tá com carteira de obra e sem capital de giro, eu sei por que eu passei por …. de todo mundo.


GOVERNADOR: É, então, exatamente…


SALOMÃO: Aí vai dar outro ritmo a essas obras, capacidade os caras têm, mas… sem capital…


GOVERNADOR: Então, tu fala com SASAI e com LEANDRO que aí segunda-feira eu vou programar pra vocês sentarem juntos com MÂNCIO e o TINEL pra irem ver isso, tá(sic) bem?


SALOMÃO: Tá ótimo, muito obrigado.


GOVERNADOR: Aí eu ponho vocês na linha, vai dar certo aí, eles já estão fazendo aqui muito bem.


SALOMÃO: Tá e qualquer coisa aí, eu sou muito amigo aí do presidente o EDUARDO…


GOVERNADOR: Exatamente, tudo já pode ir falando com ele se quiser, mas já está bem encaminhado, tá?


SALOMÃO: Eu falo com o presidente da federação, governador… sou muito amigo do EDUARDO aí, se você quiser alguma coisa aí que…


GOVERNADOR: Não aqui tá uma maravilha, estou adorando Sergipe, lugar lindo. Agora me diz uma coisa. E o Into, tá(sic) indo bem?


SALOMÃO: Tá(sic) indo bem, apesar de tá(sic) chovendo demais, mas tá(sic) avançando…inclusive até hoje, já pode vir pra cá vindo de lá, né?


GOVERNADOR: Eu… segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira nós vamos visitar…um abraço!


SALOMÃO: Outro, até mais!


 


Banese confirma que foi procurado por
comitiva do Acre, mas nega operação


Através da Assessoria de Comunicação, a Diretoria Executiva do Banese esclareceu que, em fevereiro deste ano foi procurado por uma comitiva formada por representantes do governo e dirigentes de entidades – a exemplo da Federação das Indústrias – do Acre, “ocasião em que fora exposta aos gestores do Banese dificuldades diversas que as empresas acreanas vencedoras de licitações de obras públicas possuíam em executar os contratos firmados por falta de capital de giro necessário ao início das mesmas obras”.


Segundo nota divulgada na noite deste domingo (12), por volta das 23:30 horas, “na mesma oportunidade, a administração do Banese, a título de mera ilustração, expôs aos visitantes as características da linha de crédito Credi Compras Governamentais, operacionalizada pelo banco sergipano, o que gerou interesse na comitiva acreana, porém, nenhuma operação dessa modalidade sequer foi estudada nem firmada com empresas acreanas ou de qualquer outro Estado da Federação”.


O Banese ainda esclareceu que todas as suas “linhas de crédito são modeladas com as garantias cabíveis e necessárias para cada espécie, e sempre com estrita obediência à legislação bancária e às normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização e controle, especialmente pelo Banco Central do Brasil”.


Nota na integra


Em função da citação de seu nome na mídia nacional por conta de fatos ocorridos no Estado do Acre e que estão sendo objeto de investigação policial, o Banco do Estado de Sergipe S/A – BANESE vem a público esclarecer que, em fevereiro deste ano foi procurado por uma comitiva formada por representantes do governo e dirigentes de entidades – a exemplo da Federação das Indústrias – daquele Estado, ocasião em que fora exposta aos gestores do BANESE dificuldades diversas que as empresas acreanas vencedoras de licitações de obras públicas possuíam em executar os contratos firmados por falta de capital de giro necessário ao início das mesmas obras.


Na mesma oportunidade, a administração do BANESE, a título de mera ilustração, expôs aos visitantes as características da linha de crédito Credi Compras Governamentais, operacionalizada pelo banco sergipano, o que gerou interesse na comitiva acreana, porém, nenhuma operação dessa modalidade sequer foi estudada muito menos firmada com empresas acreanas ou de qualquer outro Estado da Federação.


O BANESE ainda esclarece que todas as suas linhas de crédito são modeladas com as garantias cabíveis e necessárias para cada espécie, e sempre com estrita obediência à legislação bancária e às normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização e controle, especialmente pelo Banco Central do Brasil.


Atenciosamente,
A Diretoria Executiva


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido