Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Já choveu 65% do esperado para fevereiro em Rio Branco”, alerta Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meirelles
ggreyck@gmail.com


Na manhã desta sexta-feira (15), o meteorologista Davi Friale fez um alerta as autoridades acreanas, segundo ele o período de chuvas no Acre vai até abril e se a média de precipitação se manter elevada há riscos do Rio Acre voltar a encher e transbordar.

Anúncios


De acordo com Friale, o índice de precipitação (chuvas) para o período está acima da média em relação a anos anteriores.


“Geralmente em março o volume das chuvas diminuem, mas não devemos esquecer que continua chovendo até abril e há registros históricos de alagações no mês de abril, por isso é preciso manter-se alerta quanto ao volume das chuvas nos afluentes do Rio Acre. Três dias consecutivos de chuvas moderadas é o suficiente para elevar o volume das águas e se tratando de região amazônica isso não é difícil de acontecer”, alertou Friale.


Em uma publicação no portal Otempoaqui.com.br, de quinta-feira (14), Davi Friale destaca que, em Rio Branco, o índice pluviométrico dos últimos dias atingiu mais da metade esperado para fevereiro. O acumulado de chuvas está acima de 65% da média do mês em relação a anos anteriores.


Até a quinta-feira (14), já havia chovido cerca de 185mm, onde o esperado para todo o mês de fevereiro é de 286mm.


No vale do Juruá as chuvas atingiram 64% do esperado apara todo o mês, foram 180mm, em 8 dias com chuva. A média histórica é de 280mm. Em Tarauacá o índice foi menor, em 12 dias de chuva foram calculados apenas, 46% (120mm) da média histórica de 260mm.


Em Rio Branco, a partir de março, as chuvas começam a diminuir, ao contrário de Cruzeiro do Sul e de Tarauacá que têm, no próximo mês, o maior volume de precipitação média.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido