Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
Não bastasse a preocupação da Defesa Civil Estadual o com a elevação repentina do nível do rio Acre, que no final desta tarde oscilou em mais 19cm, atingindo a cota de 11m68cm, alguns Igarapés que cortam os bairros de Rio Branco, começaram a trasbordar.
No bairro Santa Inês, por exemplo, o Igarapé do Almoço está prestes a transbordar e a Defesa Civil monitora o volume de água do manancial a cada três horas.
No Conjunto Esperança, o Igarapé Fundo que passa pela comunidade também encheu bastante nas última 24 horas e famílias estão sendo retiradas para casa de parentes e amigos.
Outro ponto registrado de alagamento, fica no Igarapé Batista que banha a comunidade da invasão conhecida por Sapolândia no antigo Distrito Industrial de Rio Branco.
A Defesa Civil já retirou do local ao menos 20 família que devem ser alojadas em casas do programa Aluguel Social.
Nesse momento [17:32] uma outra equipe da Defesa Civil, faz vistoria na comunidade do Igarapé Judia, próximo do birro 6 de Agosto, que também ameaça transbordar.
A previsão é de mais chuva esta noite em Rio Branco e no interior do Acre. Caso o nível do água do rio Acre alcance a marca de 12m, o prefeito de Rio Branco Marcus Viana, já autorizou o início a construção de abrigos no Parque de Exposições para alojar as família atingidas pela enchente.
Segundo o comandante da Defesa Civil Municipal Major George Santos, disse que a maior preocupação é com o Igarapé Judia que já invade algumas ruas da região. Outros igarapés disse o coordenador como o Dias Marins e o São Francisco também preocupam as autoridades no momento.