Menu

PT fica com a maior parte das secretarias e partidos aliados ficam a “ver navios” no anúncio do secretariado de Marcus Alexandre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


A equipe do prefeito Marcus Alexandre, o petista eleito com fama de “novo” não é tão nova assim.  A maioria é conhecida e já ocupou ou ocupa cargos públicos na atual administração municipal.

Publicidade

Nova mesmo só a estrutura da administração municipal, que terá a partir de 1º de janeiro de 2013, quatro novas secretarias e um instituto: a de Esportes, da Mulher, Juventude, Direitos Humanos e o RBPrev (instituto de previdência)


Marcus Alexandre que prometeu durante e depois da campanha contemplar os 12 partidos políticos da FPA fez o contrário de tudo o que disse: deixou o primeiro escalão, 80% dos cargos para o PT e o resto para PC do B, que continua ocupando a Secretaria de Educação, com o vice-prefeito Márcio Batista (ele acumula as duas funções) e o PSB, que terá a Secretaria de Direitos Humanos, com Evandro Rosas.


Outro filiado do PC do B que também continua na prefeitura é o ex-vereador Pascal Kalil, que  volta a assumir a Procuradoria da PMRB.


O PTB vai estar representado através do ex-deputado Chicão Brígido numa espécie de sub-secretaria no setor de articulação comunitária e o PR tem o cargo de chefe de cerimonial e eventos, que será coordenador pelo jornalista Antônio Klemer.


A Secretaria de Governo, que será ocupada até 31 de dezembro por Evandro Luzia, passa a ser denominada no ano que vem de Casa Civil e terá como Chefe o Presidente do PT municipal, André Kamai.


A Secretaria de Articulação Política muda de nome e de função. Será agora Secretaria de Articulação Comunitária. O cargo será ocupado por outro petista, o ex-presidente da CUT e atual Presidente do Sinteac, Manoel Lima.


Claudio Ezequiel, outro petista de carteirinha comanda a Secretaria de Administração. Mário Jorge Fadel, também filiado ao Partido dos Trabalhadores continua secretário de agricultura.


A Emurb continua sendo presidida por Jackson Marinheiro e o RBTrans, sob a chefia de Ricardo Torres.


Outra petista que vai continuar no município é a atual secretária de ação social, Estefania Pontes, que deixa o cargo, mas assume a partir de 1º de janeiro a chefia de gabinete do prefeito Marcus Alexandre.


Aline Braga, que foi candidata a vereadora pelo PT, mas não se elegeu, assume a assessoria da Casa Civil. A secretaria assistência social terá com secretária Maria das Dores Araújo.

Publicidade

Cesário Braga se despede da Semsur. O cargo será ocupado por Keliton Carvalho, que possui um perfil mais técnico que seu antecessor.


Atual membro da articulação política de Angelim, o ex-vereador Márcio Oliveira coordenará o RBPrev, instituto que será criado em 2013 para cuidar da previdência dos servidores municipais.


O ex-gerente do Banco da Amazônia, Andrias Sarkis, comandará a pasta das finanças municipais.


Osvaldo Leal que foi secretário de saúde com Binho Marques e comandou a pasta durante os quatro últimos anos de Angelim deixa o setor, apesar das pressões de servidores em favor de sua permanência. A secretaria de saúde do município será chefiada pela enfermeira Marcilene Alexandrina.


Atual chefe da pasta, Silvia Brilhante continua secretária de meio ambiente no município.


A jornalista Andrea Oliveira toma o lugar de Oly Duarte, na chefia da assessoria de imprensa do município. Já o setor de obras continua sendo chefiado pela engenheira Cláudia Cunha.



Ao final da apresentação, o prefeito eleito Marcus Alexandre conversou com a imprensa.


Ao ser indagado sobre as novas secretarias ele disse que  os novos setores não representam mais gastos para a prefeitura, mas também não revelou o valor.


O petista também anunciou para os primeiro dias de janeiro uma mega operação de limpeza na cidade.


“Temos que nos preparar para a alagação, para esse período. Vamos nos esforçar para cumprir tudo o que está em nosso plano de governo. A nossa equipe entra com a visão de fazer aquilo que não foi feito ainda”, concluiu Marcus Alexandre.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido