Menu

Corpo de Ruy Duarte Chega a sede da OAB; Enterro acontecerá às 10h desta terça feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


O Corpo do advogado Ruy Duarte chegou a Sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC), localizada no Centro Administrativo do Estado do Acre, em Rio Branco, às 16h20 da tarde desta segunda feira. Duarte, de 64 anos,  faleceu na madrugada de domingo, 9, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, vítima de complicações decorridas de Diabete. Seu corpo foi transladado nesta segunda feira, 10, e chegou no inicio da tarde no Aeroporto Internacional de Rio Branco.

Publicidade

Centenas de amigos e colegas de profissão aguardavam o corpo de Ruy para prestarem a ultima homenagem. Suas duas filhas que residem no Rio Grande do Sul, Laura e Nara, estavam presentes,


Roberto Duarte Junior, filho do também advogado falecido em outubro do ano passado vitima de câncer, Roberto Duarte, irmão de Ruy, demonstrou abatimento ao falar da morte de seu tio. “Ele havia viajado na sexta-feira (7) para fazer exames e teve sua saúde agravada devido um problema no coração. Quando ele viajou estava bem. Tudo ocorria tranquilamente, mas como ele passou mal, teve que ser levado as pressas para a cirurgia e não resistiu ao procedimento”, explica.


O sobrinho afirmou que essa é a terceira morte que assola sua família nos últimos dois anos. A primeira foi de Sarah Felicio, sua madrasta, em fevereiro do ano passado, depois seu pai, em outubro do mesmo ano e agora seu tio, considerado por ele como seu segundo pai.


O velório ocorrerá durante toda a noite e irá se perdura pela madrugada. O sepultamente está marcado para às 10h da manhã desta terça-feira,no cemitério São João Batista.


Vida e Carreira do Advogado Ruy Duarte


Ruy Alberto Duarte é gaúcho, nasceu aos 1º.out.1948, em São Jerônimo (RS), filho de Ruy Rizzardi Duarte  e de Maria Lezzi Duarte , possuindo 3 irmãos: Maria Rosalia, Nara e Roberto Duarte(também falecido).


Casado com Cristiana Locatelli Duarte, possui 4 filhos: Laura, Nara, Guilherme e Ruy Aldo (especial), e 2 netos: Ian e Gabriel.


Ruy se formoui em História, Administração de Empresas, cursados na UFRGS de seu Estado natal, mas estudando  Direito na Universidade Federal do Acre.e exercendo a advocacia, Duarte se tornou um dos maiores advogados da região.


Ruy chegou ao Acre em 1979, para lecionar no Departamento de História da UFAC, onde chefiou-o, indo, depois, para o Departamento de Direito.


Ocupou mandatos no Conselho Universitário da UFAc, na Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE), até o final de 1992, quando exonerou-se para dedicar-se unicamente a ADVOCACIA.

Publicidade

Em 1993, o advogado recebeu “Ordem da Estrela do Acre”, no gráu de “oficial”, e “Cidadania Honorária” de Rio Branco – Cidadão Riobranquense -. Em 2005, da Assembléia Legislativa do AC o título de “Cidadão Acreano”, em 2006, em Porto Alegre (RS) a “Ordem do Mérito RioGrandense” e o Diploma de “Cônsul Gaúcho Honorário, no Ac”.


Ruy Duarte era considerado uma dos melhores e mais polêmicos advogados do estado. Ele foi responsável por cassar a candidatura do então governador do Acre, Jorge Viana, a reeleição, a mando Flaviano Melo, candidato ao governo pelo Movimento Democrático Acreano (MDA), que foi derrotado a época.


O advogado foi autor da inesquecível definição de que “é melhor ser advogado do crime organizado que do crime desorganizado”. Também foi defensor do ex-deputado Hildebrando Pascoal.


Apesar da saúde em baixa, Duarte vinha atuando na advocacia. Seu ultimo ato público foi apoiar a candidatura do advovado Sanderson Moura a presidência da OAB no Acre. No dia da eleição, Duarte fez campanha ao lado de seu sobrinho, Roberto Duarte Jr, filho de seu irmão também advogado Roberto Duarte falecido no inicio do ano.


Ruy tinha um gosto refinado. Homem dedicado a boas leituras, pescarias , conversas com os amigos, cozinhar e ouvir Elis Regina, de quem possui a coleção completa de CDs e DVDs.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido