Conecte-se agora

Advogado de pecuaristas acusados de exploração sexual e infantil no Acre, diz que Operação Delivery não tem provas e caso virou uma celeuma

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

O advogado Emilson Pérecles Brasil, que faz a defesa dos pecuaristas Assuero Doca Veronez e Adálio Cordeiro, que tiveram suas prisões revogadas na última segunda feira (05), por meio de Habeas Corpus (ambos acusados de fazerem parte de uma rede de prostituição e exploração sexual infantil no Acre), concedeu uma rápida entrevista ao ac24horas, e sem querer entrar em detalhes do processo que corre em segredo de justiça, disse que não existem provas contra seus clientes. Confira a entrevista:

ac24horas – Doutor Emilson, o que o senhor pode informar sobre a Operação Delivery?  O Ministério Público e a Polícia Civil afirmaram que existem provas robustas contra os acusados, porque então alguns foram soltos e outros sequer tiveram mandados de prisão preventiva expedidos?
Dr. Emilson Brasil –
O grande problema desta operação é que a maioria das pessoas estão falando pelo que ouvem. Neste momento processual não se discute provas e sim se existe ou não justa causa para que alguém seja preso preventivamente. Ora, poucos conhecem as provas colhidas pelas investigações, por isso, a celeuma. Aqui tem que se tratar se existe ou não necessidade de manter presa qualquer das pessoas acusadas. E essa necessidade o Tribunal de Justiça já decidiu que não tem. Para se ter uma idéia, não existe nenhuma denúncia oferecida em desfavor de qualquer dos acusados. Todos, ao tomarem conhecimento da denúncia, irão também saber do que se defender. A denúncia vai descrever a conduta de cada um. Aí sabendo do que está sendo acusado, cada uma vai apresentar sua defesa. Não pode é prender da forma como estavam prendendo.

ac24horas – Então o senhor confirma que Ministério Público e a Policia estão errados?
Dr. Emilson Brasil –
Não. Aliás, as pessoas que estão realizando  as investigações são da melhor qualidade. A questão é apenas se existe ou não a necessidade de qualquer dos acusados serem presos neste momento processual, de forma preventiva. A prisão preventiva é medida “excepcionalíssima”. Se não houve flagrante, a pessoa como todos os acusados, residem no distrito da culpa, não interferirem na instrução criminal e não abalarem a ordem pública, não existe razão para que seja decretada a prisão preventiva de ninguém, antes do trânsito em julgado da sentença.

ac24horas – A ausência dessas provas, foi o motivo da soltura dos seus clientes em três dias?
Dr. Emilson Brasil
– Sim, sem sombra de dúvidas. Não existia, como não existem nenhuma justificativa para ninguém, neste momento, ser preso. Veja bem: o delegado representou pela prisão preventiva de doze pessoas que no entender dele cometeram o mesmo tipo de crime. Supúnhamos: todos, numa única empreitada, cometeram homicídio, nas mesmas condições. Crimes idênticos. A autoridade judiciária resolve, não se  sabe precisar por quais razões objetivas, mandar prender apenas três. É justo? Por isso, o Tribunal, corretamente, vem soltando todos os que apresentam Habeas Corpus.

ac24horas – O que é que o senhor espera daqui pra frente?
Dr. Emilson Brasil
– Bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

 

 

Acre

Bittar entrega laboratórios móveis adquiridos com sua emenda

Publicado

em

O senador Marcio Bittar (União Brasil) fez questão de participar, nesta segunda-feira (20), da abertura oficial do ano letivo 2023 para 100 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), ocorreu na quadra da escola Padre Diogo Feijó, em Rio Branco.

Durante o evento, foram entregues aos estudantes dois laboratórios móveis, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar. Os equipamentos serão utilizados no ensino das disciplinas de ciências, física e química.

O total do investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões. Nessa primeira etapa, serão distribuídos 50 laboratórios pedagógicos móveis, abrangendo 27 escolas de ensino fundamental, tanto urbanas quanto da zona rural, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“O que me realiza é trazer resultados concretos do meu mandato. O gabinete sempre estará aberto ao governador do meu estado, aos políticos do meu estado, àqueles que representam o nosso estado”, declarou Bittar.

Conforme destacaram os representantes do governo e os professores presentes, a entrega dos laboratórios móveis marca o início de um novo ciclo na educação do estado do Acre, já que os laboratórios oferecem a oportunidade de se aliar a teoria à prática.

“São investimentos como esse, capazes de garantir educação de qualidade aos alunos acreanos, que fazem com que eu me sinta cada vez mais disposto e empenhado para trazer recursos para o Acre”, concluiu o senador Marcio Bittar.

Continuar lendo

Acre

Petecão cobra ações de ministro para desinterdição da BR-364

Publicado

em

O Senador Sérgio Petecão, do PSD/AC, esteve presente em uma audiência pública ocorrida na manhã desta terça-feira (21) na Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional do Senado, junto com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Durante a audiência, Petecão cobrou ações imediatas do Ministério para desinterdição da BR-364 no distrito de Extrema, em Porto Velho-RO.

Segundo o Senador, a rodovia está interditada desde o último domingo (19) após crateras se abrirem no meio da via, o que tem causado diversos transtornos, principalmente para o estado do Acre, que se encontra isolado por terra há mais de 24 horas.

Petecão também cobrou esclarecimentos sobre os valores que serão enviados para a manutenção da BR-364 no trecho de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Ele afirma que o trecho está praticamente intrafegável e que, em diferentes ocasiões, foram anunciados valores diferentes para a sua manutenção, gerando dúvidas sobre a veracidade das informações repassadas.

O Senador está indo hoje para Cruzeiro do Sul e afirma que precisa levar essa informação porque o povo da região está isolado e precisa de soluções imediatas. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, se comprometeu a tomar providências para a desinterdição da BR-364 e para a solução dos problemas de manutenção da rodovia, buscando garantir a segurança dos motoristas e a mobilidade da população.

Continuar lendo

Acre

Vidente alerta forte abalo no Acre com terremoto de 8 graus na Bolívia

Publicado

em

O vidente Valter Arauto, conhecido por divulgar suas previsões por meio das redes sociais, emitiu nesta terça-feira, 21, um informe envolvendo o estado do Acre. Segundo ele, o estado poderá sofrer um grave abalo sísmico devido a um terremoto de 8 graus na escala Richter que deverá atingir a Bolívia, país que faz fronteira com o Brasil através de cidade acreana.

A previsão aponta alguns transtornos por causa do tremor de terra que poderá ultrapassar os 8 graus na escala. Segundo Arauto, com o despertar do anel de fogo, nem no pacífico haverá mais paz e regiões que nunca sofreram tremores vão sofrer.

“O mundo está entrando na época dos grandes tremores e vulcões. Vulcões são como válvulas de segurança das panelas de pressão e se não abrirem em erupções a terra explode”, escreveu, destacando que as atividades internas estão aumentando.

Continuar lendo

Acre

Neném defende consulta ao TCE antes de propor reajuste salarial

Publicado

em

Após mais de uma hora de reunião nesta terça-feira, 21, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neném (PSB), declarou que é contra a proposição de reajuste salarial dos vereadores e do prefeito Tião Bocalom.

Segundo o parlamentar, é necessário que haja primeiro uma consulta aos órgãos de controle. “Sou contra esse aumento, primeiro deve haver uma consulta ao TCE e a procuradoria da casa já pediu uma reunião”, comentou.

O líder do prefeito Tião Bocalom, vereador João Marcos Luz (MDB), declarou que a reunião serviu para haver um alinhamento político na Casa Legislativa. “Chegamos a um consenso e só vamos colocar o projeto em pauta após a consulta ao TCE”, declarou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas