Menu

Inpa inaugura nesta quarta feira, núcleo de pesquisa no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI, inaugura nesta quarta (07) às 10 horas, o prédio do seu Núcleo de Pesquisa no Acre. Além de autoridades locais, estarão presentes o Diretor do INPA, Dr. Adalberto Luis Val, o Coordenador de Ações Estratégicas, Dr. Estevão Monteiro de Paula, o Coordenador de Extensão, Dr. Carlos Roberto Bueno, e a Coordenadora de Capacitação, Dra. Beatriz Ronchi Telles.

O novo centro de pesquisas está localizado na área do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre-UFAC e conta com mais de 150 m² de área construída, com salas para pesquisadores, técnicos, estagiários e um laboratório multifuncional. Para coordenar as atividades do INPA no Acre foi nomeado o pesquisador Evandro Ferreira, acreano, formado em agronomia pela UFAC e com doutorado em botânica pela Universidade da Cidade de Nova Iorque e Jardim Botânico de Nova Iorque.

Anúncio

O INPA, cuja sede fica localizada na cidade de Manaus-AM, foi fundado há 60 anos e é a mais importante instituição de pesquisa básica nas áreas de ciências biológicas e agrárias da Amazônia brasileira. Seu quadro de servidores ativos é formado por cerca de 700 funcionários, dos quais aproximadamente 200 são pesquisadores. Existem ainda cerca de 950 bolsistas de nível médio, de graduação e pós-graduação atuando em apoio às centenas de projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição.

Durante a inauguração do Núcleo do INPA no Acre será anunciada oficialmente a realização do curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências Florestais, fruto de iniciativa conjunta do INPA e da UFAC. O curso, que se iniciará no primeiro semestre de 2013, prevê a formação de pelo menos 15 doutores para atuar nas áreas de manejo florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura e sementes florestais no Acre. O INPA possui um programa de pós-graduação diversificado que conta com 7 cursos de doutorado e 8 de mestrado que capacitaram mais de 1,5 mil profissionais.

Além do Acre, o INPA conta com unidades descentralizadas de pesquisas em Roraima, Rondônia e no oeste do Pará (Santarém). Esta descentralização das atividades do INPA faz parte da política do MCTI de expandir e difundir o desenvolvimento científico e tecnológico por toda a Amazônia.

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.