Categories: Acre

POLITIZANDO A VIOLÊNCIA: Governistas atribuem briga do vereador Alonso com pastor evangélico à campanha eleitoral

Published by
Roberto Vaz

Ray Melo e Salomão Matos
Da redação de ac24horas, em Rio Branco-AC


Até mesmo a violência começou a ser politizada e usada na campanha eleitora de segundo turno, em Rio Branco. Depois de uma briga entre o vereador Alonso (PSDB) e o pastor José Augusto da Silva Maia, da Igreja Pentecostal da Nação de Deus, os deputados da base governista tentaram fazer ligação do caso com o candidato Tião Bocalom (PSDB).


De forma incisiva, os deputados Walter Prado e Astério Moreira, do PEN, pediram que os membros da Mesa Diretora aprovasse uma moção de apoio ao pastor evangélico que se envolveu num atrito com o vereador tucano, no bairro Alto Alegre na tarde de ontem, 23.


Astério Moreira, que foi colega de Alonso Andrade na Câmara Municipal de Rio Branco, destacou que o vereador seria pavio curto e quando contrariado reagia de forma violenta. Moreira disse ainda, que por diversas vezes teve que intervir para conter Alonso.


De forma crítica e veemente, Astério se dirigiu a Bocalom, afirmando que o candidato “não tem competência e não está qualificado para administrar a capital. Ele é uma pessoa despreparada para dirigir Rio Branco”, disse.


Sem ouvir a versão de Alonso Andrade, os deputados da base do governo petista assumiram a defesa do pastor, creditando o atrito a um suposto pedido de voto. Os parlamentares fizeram ainda a ligação do vereador com a campanha do candidato majoritário do PSDB.


Segundo a versão do pastor José Augusto da Silva Maia, a agressão teria sido motivada pelo questionamento de uma promessa não cumprida pelo vereador Alonso, que colocaria vans para fazer o transporte no bairro, além de ter dito que não queria nada com Bocalom.


A deputada Antônia Sales (PMDB) questionou os colegas por fazerem juízo de valor sem saber a versão do vereador acusado. O líder do governo, Moisés Diniz (PCdoB) destacou que não teria o que ouvir, já que Alonso teria espancado um deficiente físico.


Geraldo Pereira, líder do PT pegou a onda da exploração política do atrito pessoal do pastor e do vereador e afirmou que “um pastor foi violentamente espancado por um vereador, por não querer votar em Bocalom”. O petista afirmou ainda, que o candidato majoritário do PSDB estaria excitando a violência, com a frase: dá-lhe Bocalom, no material de campanha.


Major Rocha reagiu as acusações e disse que Pereira estaria mentindo e pediu que o colega de parlamento apresentasse o material com a frase.


Num dia, em que mais uma vez a campanha política ofuscou os trabalhos legislativos, os deputados levaram ocorrências policiais à tribuna da Casa, para tentar atingir os adversários na disputa pela prefeitura de Rio Branco.



O caso, segundo os envolvidos


Na versão do vereador Alonso Andrade contada a reportagem de ac24horas, ele disse que seguia em seu veículo para uma carreata do PSDB, quando foi obrigado a parar o  carro pelo pastor Augusto porque o religioso fazia gestos obscenos e proferia palavras de baixo calão contra ele. “Fui agredido com o soco no rosto, desferido pelo evangélico e em legítima defesa apenas revidei a agressão”, contou.


Na versão do pastor Augusto, o vereador Alonso seguia em sua camionete usando um auto falante convidando a comunidade do Alto Alegre para que o acompanhasse em uma carreata do PSDB. Disse que ao receber o convite do vereador e tendo se negado a participar do ato político, de imediato Alonso teria descido do veículo e passou a agredi-lo com socos e chutes. “Eu ainda tentei correr, mas ele me seguiu e quando caí no chão esse político, além dos socos que recebi na cara ele ainda me deu vários chutes nas costelas”, revelou.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Fla avança na Copa do Brasil com gol de joelho e protesto contra Gabigol

O Flamengo sofreu, mas marcou no fim com Pedro e venceu o Amazonas novamente por…

22/05/2024

Senado aprova PL que amplia cotas raciais em concursos para 30%

O Senado aprovou nesta 4ª feira (22.mai.2024) o PL (Projeto de Lei) 1.958 de 2021,…

22/05/2024

Flu vence Sampaio, avança na Copa do Brasil e John Kennedy volta a marcar

O Fluminense não deu brecha para qualquer tipo de zebra, venceu o Sampaio Corrêa por…

22/05/2024

Botafogo é eficiente, volta a bater o Vitória e avança na Copa do Brasil

O Botafogo está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe…

22/05/2024

Liderança de organização criminosa é presa em ação conjunta da Polícia Civil

A  Polícia Civil do Acre (PCAC), deflagrou uma operação de combate ao crime organizado na…

22/05/2024

Motociclista perde controle de moto e colide contra poste de energia em Rio Branco

Rodrigo Oliveira Gondim, de 25 anos, ficou ferido no final da tarde desta quarta-feira, 22,…

22/05/2024