Categories: Cotidiano

Idosos esperam em fila para serem atendidos em lista de 470 para exame de ultrasom

Published by
Roberto Gaz
[elementor-template id="1541731"]

A estrutura e o nome não são mais os mesmos, mas o descaso é. Na Fundação Hospitalar do Acre, que há dois anos foi batizada de Hospital das Clínicas, pelo atual governo, as listas de espera continuam enormes, os idosos ainda esperam por atendimento na fila e a falta médicos continua.


Para se ter uma idéia do tamanho do descaso na saúde pública governada pelo médico Sebastião Viana, a lista para procedimentos de ultrassonografia possui mais de 470 pacientes e algumas dessas pessoas esperam pelo atendimento há quatro meses.


Uma dessas pacientes é Maria Suziene, que procurou o Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado no complexo de unidades de saúde do Hospital das Clínicas, nesta terça-feira, 23, e saiu frustrada, porque não sabe quando será atendida.

Anúncios


“Quando a gente está doente a gente quer pressa, né. Só Deus sabe quando eu vou ser atendida”, diz à paciente que entrou na enorme lista de espera para fazer uma simples ultrassom.


Mas Suziene já está acostumada com o descaso no atendimento. É que desde junho ela faz parte de outra fila: a de pacientes para fazer endoscopia, e ainda não sabe quando será atendida.


A Gerente do Serviço de Assistência Especializada, enfermeira Edna Maria Gomes, negou a existência da lista com mais 470 pessoas para fazer exames de ultrassom. “Nós temos hoje por volta de cem pessoas esperando”, diz a enfermeira.


Por outro lado, a reportagem de ac24horas, teve acesso à lista de pacientes que aguardam para fazer a ultrassom e constatou que até as 9h30 da manhã desta terça-feira, 23, ao contrário do que afirmou a gerente, 472 pessoas esperam pelo procedimento. Alguns desde o mês de junho. A lista começa com os nomes, telefones e endereços digitados. Depois, por causa da grande procura passa a ser escrita a mão.


A falta de médico, segundo reclamações de pacientes e até servidores da unidade, seria um dos motivos para a espera de tantas pessoas.


Segundo denúncias, somente um médico estaria fazendo o atendimento e o contrato do outro especialista havia encerrado, sem previsão para renovação.


Mas a enfermeira Edna Gomes, também negou a falta de profissionais. “Temos dois médicos atendendo. Temos também o doutor Eduardo Anastácio que estará no Acre a partir do dia 03 de novembro para atender todos os pacientes”, disse.


O serviço do especialista Eduardo Anastácio, médico que integra a equipe do doutor Tércio Genzini, para o tamanho da demanda, seria mais um paliativo que a solução do problema.


Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


 


Share
Published by
Roberto Gaz

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024