Menu

TV Gazeta promove debate com Bocalom e Marcus Alexandre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – eleições 2012
lucianotavares@ac24horas.com


A TV Gazeta promove nesta segunda-feira, 22, o debate do 2º Turno ao vivo, com os candidatos a prefeito, Tião Bocalom (PSDB) e Marcus Alexandre (PT), a partir das 21h30.

Publicidade

O debate será apresentado pelo jornalista Alan Rick. Serão quatro blocos, com três intervalos cada.


Confira as regras  do debate


O primeiro a ser sorteado será o candidato A, que ficará à direita do mediador. O segundo a ser sorteado será o candidato B, que ficará à direita do candidato A.


O sorteio que definirá a disposição do candidato no estúdio também servirá à dinâmica do debate.


A plateia será composta por convidados da emissora e dos candidatos.


Cada candidato poderá trazer para a emissora até sete assessores, previamente credenciados pela TV Gazeta.


No estúdio poderão ficar apenas dois assessores de cada candidato. Nos intervalos, eles poderão dirigir-se apenas ao candidato que assessoram. Será proibido usar celular ou rádio transmissor dentro do estúdio.


Durante a transmissão do debate, os candidatos serão enquadrados frontalmente pela câmera. Não serão feitos cortes que mostrem outras cenas, enquanto o candidato estiver falando. Estúdio e cenário poderão ser previamente conhecidos pelo candidato ou seu representante.


É vedado ao candidato exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios em apoio à sua argumentação, sob pena de ter sua participação interrompida e a palavra dada a outro candidato. É vedada também a entrega de qualquer documento ou objeto ao mediador.


Os candidatos serão avisados do tempo decorrido de cada resposta, por meio de um discreto luminoso instalado na bancada. No ar, o telespectador verá um contador de tempo.

Publicidade

Candidato ofendido por citação a ele ou a partidos que represente em pergunta, resposta, réplica ou tréplica poderá se defender. O tempo será de 30 segundos. O mediador definirá se houve citação que obrigue defesa. Esta será feita a qualquer tempo, dentro do bloco em que foi solicitada.


O debate deve durar aproximadamente uma hora e 15 minutos.


Confira as especificações de cada bloco


PRIMEIRO BLOCO


– O mediador apresentará os debatedores e as normas gerais do debate.


– Um VT apresentará as regras do primeiro bloco.


– Cada candidato terá 1 minuto para se apresentar. O candidato A será o primeiro a se apresentar. Depois o candidato B fará sua apresentação.


– Em seguida, começa a rodada de perguntas. O mediador fará a primeira pergunta que será respondida por todos. O candidato B será o primeiro a responder. Depois será a vez do candidato A responder a primeira pergunta. Após todos terem respondido, o mediador fará a segunda pergunta que será novamente respondida por todos. Desta vez, a candidato A será o primeiro a responder. Depois será a vez do candidato B responder.


– Tempo: pergunta de 30 segundos e resposta de 2 minutos.


TEMPOS
Apresentação do candidato: 1’
Pergunta do jornalista: 30″
Resposta do candidato: 2’


SEGUNDO BLOCO


– Um VT apresentará as regras do segundo bloco.


– Os candidatos farão perguntas entre si. Durante o bloco cada candidato fará duas perguntas e será questionado duas vezes pelo oponente. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.


– O candidato A será o primeiro a perguntar no segundo bloco. Depois será a vez do candidato B, e assim sucessivamente, até que cada um tenha perguntado e respondido duas vezes.


– Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta.


– Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 2 minutos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto.


TEMPOS
Pergunta: 30’’
Resposta: 2’
Réplica: 1’
Tréplica: 1’


TERCEIRO BLOCO


– Um VT apresentará as regras do terceiro bloco.


– Os candidatos farão perguntas entre si. Durante o bloco cada candidato fará duas perguntas e será questionado duas vezes pelo oponente. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.


– O candidato B será o primeiro a perguntar no segundo bloco. Depois será a vez do candidato A, e assim sucessivamente, até que cada um tenha perguntado e respondido duas vezes.


– Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta.


– Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 2 minutos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto.


TEMPOS
Pergunta: 30’’
Resposta: 2’
Réplica: 1’
Tréplica: 1’


QUARTO BLOCO


– Um VT apresentará as regras do último bloco.


– Os candidatos irão responder a três perguntas dos internautas. As perguntas serão selecionadas previamente pela produção do debate e todos terão o direito a responder a mesma questão. O candidato B começa respondendo a primeiro pergunta do internauta. A segunda pergunta do internauta será respondida, primeiro, pelo candidato A. A terceira pergunta do internauta será respondida, primeiro, pelo candidato B.


– Depois cada candidato terá 1 minuto para fazer suas considerações finais. O candidato A será o primeiro a fazer suas considerações finais. Depois será a vez do candidato B fazer suas considerações finais.


– Tempo: pergunta internauta 30 segundos, resposta de 2 minutos e considerações finais de 1 minuto.


– O mediador agradecerá e encerrará o debate.


TEMPOS
Pergunta internauta: 30’’
Resposta: 2’
Considerações finais: 1’


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido