Menu

Pesquisar
Close this search box.

Doutor Raiz, o vendedor de garrafadas que tira leite de pedra para tentar se eleger vereador de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Evandro Cordeiro


O homem da xaropada da floresta que cura do panarisso a hepatite “C”, Raimundo Nonato Pereira da Silva Danielson, 45 anos, pai de sete filhos, conhecido no Acre e no Brasil como Doutor Raiz, é um dos candidatos que busca o socorro entre os eleitores de Rio Branco para ser agraciado com uma das 17 cadeiras de vereador.

Anúncios


Filiado ao PSB há cinco anos e militante da Frente Popular há cerca de uma década e meia, ele conta com a própria simpatia e com o charme de ser um dos poucos acreanos a viver as badalações do righ society nacional. Raiz é integrante de um programa matinal assistido no Brasil todo, levado ao ar pela RedeTV! Queridinho de atrizes e apresentadoras, na telinha ele dar dicas de como se curar por meio das plantas.


Começar toda essa história, todavia, não foi fácil, segundo relatos do próprio Doutor Raiz, um homenzarrão de quase dois metros de altura, de fala meio rude e peso superior a cem quilos, mas duma meiguice ímpar. Espírita, Nonato Raiz é a síntese daquilo que prega a religião do Vegetal ou Santo Daime. Vive sem muito luxo e dedica parte da vida à discretas ajudas ao próximo. “Comecei vendendo garrafadas lá na Sobral (bairro periférico de Rio Branco) muitas vezes sendo gozado pelas pessoas”, conta, sem mágoas.


Da Sobral para o Brasil demorou, mas chegou. Doutor Raiz encantou atrizes e atores globais, durante as gravações da série “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, em meados década passada. Seus remédios extraídos direto da floresta atraíram clientes exigentes e estelares, como a atriz Cristiane Torloni e a lenda Hebe Camargo.


Por causa do sucesso dos remédios, Doutor Raiz começou a frequentar alguns dos principais acontecimentos das estrelas da televisão, no centro-sul do Brasil.


Raimundo Nonato Raiz não é um aventureiro na política. Em 1992 conseguiu ficar na segunda suplência ao disputar as eleições para vereador, quando ainda era filiado ao PFL, hoje DEM. Chegou a assumir uma vaga na Câmara Municipal, mas não teve tempo para agir. Esse ano quer vencer de primeira para passar os quatro anos colocando em prática tudo aquilo que pensa a vida inteira sobre como deve agir um parlamentar.


A volta ao cenário esse ano é também circunstancial, pela falta dum representante legítimo dos espíritas. Num acontecimento recente foi realizada a incineração, pela Polícia Federal, de significativa quantidade de Santo Daime, sem nenhuma reação em favor da bebida resultante da mistura do cipó mariri com a folha da chacrona. “Faltou um representante político nosso para exigir respeito à bebida”, diz


O Daime, para o Doutor Raiz, é o símbolo sagrado duma religião nascida sob a vastidão da floresta acreana e cujo benefício menos notado é tirar do vício centenas de jovens e adultos. “Quem toma essa bebida dá pouco trabalho para as autoridades. São pessoas pacatas e cumpridoras das leis”, afirma.



Propostas do candidato – Doutor Raiz diz que quer ser vereador para ser bem notado no mandato. Ele quer, por exemplo, garantir facilidade para a expedição de alvarás à igrejas, independente da denominação, além da isenção de taxas e tarifas para as igrejas, como a de iluminação pública.


Doutor Raiz defende também o fim das ruas sem saídas e lutará pela criação de creches nas sete regionais, além de defender o fim da cobrança em estacionamentos de shoppings e faculdades particulares.


É ideia do terapeuta natural a criação da data de 20 de janeiro como feriado municipal, numa forma de contemplar espíritas, daimistas e católicos. Um dia ecumênico marcado por várias atividades. “Um dia para as pessoas orarem”, conclui.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido