Menu

Pesquisar
Close this search box.

TV Gazeta promove hoje debate, ao vivo, entre os seis candidatos a prefeito de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


Os seis candidatos a prefeito de Rio Branco: Tião Bocalom (PSDB), Marcus Alexandre (PT), Fernando Melo (PMDB), Antonia Lucia (PSC), Leoncio Castro (PMN) e Maria Pelegrina (Psol), participam nesta segunda-feira, 01, na TV Gazeta do primeiro debate ao vivo com os prefeituráveis.

Anúncios


O debate será mediado pelo jornalista Alan Rick e começa às 22h15. Os candidatos terão que chegar uma hora antes do começo do debate.


Serão quatro blocos, com três intervalos comerciais.


Ainda de acordo com as regas estabelecidas pela TV Gazeta, os candidatos terão bancadas individuais idênticas, dispostas no estúdio.


A distribuição dos candidatos pelas bancadas será feita por sorteio, acompanhado pelos respectivos representantes. O primeiro candidato a ser sorteado sentará à direita do mediador; o segundo, à direita do primeiro sorteado, e assim, sucessivamente.


A platéia será composta por convidados da emissora e dos candidatos.


AS REGRAS GERAIS DO DEBATE


Cada candidato poderá trazer para o estúdio até dois assessores previamente credenciados pela TV GAZETA. Nos intervalos, eles poderão dirigir-se apenas ao candidato que assessoram. Será proibido usar celular ou rádio transmissor dentro do estúdio.


– Durante a transmissão do debate, os candidatos serão enquadrados frontalmente pela câmera. Não serão feitos cortes que mostrem outras cenas, enquanto o candidato estiver falando. Estúdio e cenário poderão ser previamente conhecidos pelo candidato ou seu representante.


– É vedado ao candidato exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios em apoio à sua argumentação, sob pena de ter sua participação interrompida e a palavra dada a outro candidato. É vedada também a entrega de qualquer documento ou objeto ao mediador.


– Os candidatos serão avisados do tempo decorrido de cada resposta, por meio de um discreto luminoso instalado na bancada. No ar, o telespectador verá um contador de tempo.


– Candidato ofendido por citação a ele ou a governos e partidos que represente em pergunta, resposta, réplica ou tréplica poderá se defender. O tempo será de 30 segundos. O mediador definirá se houve citação que obrigue defesa. Esta será feita a qualquer tempo, dentro do bloco em que foi solicitada.


– As especificações de cada bloco estão a seguir.


PRIMEIRO BLOCO

Anúncios


– O mediador apresentará os debatedores e as normas gerais do debate.


– Um VT apresentará as regras do primeiro bloco.


– Cada candidato terá 1 minuto para se apresentar. A ordem será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio, ou seja, o primeiro a falar será aquele à direita do mediador; o segundo, aquele à direita do primeiro a falar, e assim, sucessivamente.


– Em seguida, começa a rodada de perguntas. O mediador fará a primeira pergunta que será respondida por todos. A ordem para respostas é inversa a que definiu a disposição dos candidatos no estúdio. Após todos terem respondido, o mediador fará a segunda pergunta que será novamente respondida por todos. Desta vez, a ordem para respostas será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio.


– Tempo: pergunta de 30 segundos e resposta de 1 minuto e 30 segundos.


TEMPOS
Apresentação do candidato: 1’
Pergunta do jornalista: 30″
Resposta do candidato: 1’30’’


SEGUNDO BLOCO
– Um VT apresentará as regras do segundo bloco.


– Os candidatos farão perguntas entre si. No primeiro ciclo de perguntas a ordem será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio, ou seja, o primeiro a perguntar será aquele à direita do mediador; o segundo, aquele à direita do primeiro a perguntar, e assim, sucessivamente.


– Cada candidato fará uma pergunta e poderá ser questionado duas vezes em cada ciclo de perguntas. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.


– Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta.


– Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 1 minuto e 30 segundos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto.


TEMPOS
Pergunta: 30’’
Resposta: 1’30’’
Réplica: 1’
Tréplica: 1’


TERCEIRO BLOCO
– Um VT apresentará as regras do segundo bloco.


– Os candidatos farão perguntas entre si. No ciclo de perguntas a ordem será inversa a que definiu a disposição dos candidatos no estúdio.


– Cada candidato fará uma pergunta e poderá ser questionado duas vezes em cada ciclo de perguntas. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.


– Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta.


– Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 1 minuto e 30 segundos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto.


TEMPOS
Pergunta: 30’’
Resposta: 1’30’’
Réplica: 1’
Tréplica: 1’


QUARTO BLOCO
– Um VT apresentará as regras do último bloco.


– Os candidatos irão responder a duas perguntas dos internautas. As perguntas serão selecionadas previamente pela produção do Debate e todos terão o direito a responder a mesma questão. A ordem para respostas da primeira pergunta é inversa a que definiu a disposição dos candidatos no estúdio. A segunda pergunta será novamente respondida por todos. Desta vez, a ordem para respostas será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio.


– Depois cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para fazer suas considerações finais. A ordem será inversa à definida para participação dos candidatos no primeiro bloco.


– Tempo: pergunta internauta 30 segundos, resposta de 1 minuto e 30 segundos, considerações finais de 1 minuto.


– O mediador agradecerá e encerrará o debate.


TEMPOS
Pergunta internauta: 30’’
Resposta: 1’30’’
Considerações finais: 1’


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido