Menu

TRE-AC realiza teste de transmissão de dados no Seringal São Salvador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizaram na semana passada testes de transmissão de dados via satélite no Seringal São Salvador, localizado em Mâncio Lima, às margens do Rio Môa.


No local há 451 eleitores aptos a votar nas eleições de 2012, distribuídos em duas seções eleitorais. Por se tratar de um Local de Difícil Acesso (LDA) a transmissão dos dados das urnas eletrônicas após a votação só é possível via satélite. O teste foi considerado um sucesso, e a expectativa da equipe técnica do TRE é que não haja atraso na divulgação dos resultados das eleições neste e em outros locais distantes, onde não há, até o momento, indícios de problemas com acesso ao satélite.

Publicidade

“Em todo o Estado temos 75 Locais de Difícil Acesso, onde a transmissão só ocorre via satélite. Esses testes são importantes para garantir que o acesso ao satélite está ocorrendo a contento, e que dificilmente teremos problemas no dia 7 de outubro”, destacou a secretária de Tecnologia de Informação do Tribunal, Rosana Magalhães.


Segundo ela, o Seringal São Salvador foi escolhido para o teste devido a problemas apresentados na eleição passada. “Não conseguimos acesso e as urnas tiveram que percorrer a longa viagem de rio e depois mais algumas horas de carro até chegar ao cartório eleitoral, onde as informações foram lidas no sistema da Justiça Eleitoral, e os votos totalizados”, reforçou.


Caso haja dificuldades ou impossibilidades de se realizar transmissão via satélite em algum LDA, o resultado das eleições não ficará prejudicado, assegura a secretária. Porém, a divulgação do resultado poderá ser mais demorada que o previsto. A expectativa é que até meia noite do dia 7 de outubro, todas as 1.540 seções eleitorais do Estado estejam com seus votos totalizados e divulgados.


Renata Brasileiro – Ascom TRE-AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido