Conecte-se agora

Homens da COE torturam preso em Tarauacá com madeira no ânus, spray de pimenta nos olhos e pênis

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

Uma denúncia de tortura chegou ao conhecimento da reportagem de ac24horas, dando conta que os policiais militares do Comando de Operações Especiais- COE, no município de Tarauacá, prenderam no último dia 18, Antonio Valdinei Farias Gomes (26 anos), com aproximadamente meio quilo de maconha e mesmo ele detido e imobilizado teria passado por uma sessão de tortura.

Segundo um denunciante que pediu para não ter seu nome divulgado por medo de ser assassinado, os policiais identificados como sendo o Sargento Altemir (Leo), o Soldado Marcus Arão, o aluno Sargento Neto Viana, o Sargento Sobralino, Sargento Alvino e o Sargento Amarildo, além de espancar Antônio, teria usado spray de pimenta nos olhos, ânus e pênis dele do preso. Ainda segundo a denúncia os policiais usaram galho de árvore [conhecida como Jurubeba] para bater em Valdinei e teriam introduzido um objeto de madeira no ânus do rapaz. “Até disparos de arma de fogo próximo do ouvido dele foram disparados”, contou o denunciante.

Preso e levado para a Delegacia da cidade, até mesmo os agentes mais experientes ficaram impressionados com os hematomas visivelmente no corpo de Antônio.

Um dos agentes de policia que pediu para não ter seu nome citado na reportagem confirmou todas as denúncias e disse que “os homens da COE tocam o terror aqui na cidade de Tarauacá e ninguém, nem mesmo a gente que trabalha na policia pode fazer absolutamente nada porque eles dizem que tem a proteção da promotora de Tarauacá Nicoly Gonzales Colombo e são intocáveis”, revelou revoltado o agente policial.

Segundo ainda relatou o agente de policia, disse que quando Antonio deu entrada na Delegacia ele tinha vários espinhos encravados nas costas, vários hematomas nos olhos e por todo corpo.

A reportagem fez contato com o Sub Comandante da COE Loredo aqui em Rio Branco pelo telefone 99*4 8*4*, e disse que desconhecia o assunto e que a responsabilidade para dar qualquer esclarecimento sobre o caso seria do Batalhão da PMAC de Tarauacá mas no entanto, nem mesmo no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública- CIOSP, não souberam informar qual o número de contato do comandante da COE naquele município.

Insistimos ainda falar com o comandante Geral da PMAC, Coronel José dos Reis Anastácio em eu gabinete pelo número que nos foi fornecido no 190, (3212 1920), mas nossas tentativas de chamadas não foram concluídas.

Por fim, conseguimos contato no Centro dos Direitos Humanos no Acre e o secretário da Pasta Nilson Mourão, informou que desde o final da semana passada já tinha tomado conhecimento dos fatos ocorridos em Tarauacá e que “assim que recebemos a denúncia de imediato fizemos contato com o comando geral da PMAC e pedimos que fosse instaurado um Inquérito de Investigação imediatamente. Nós jamais compactuamos com esse tipo de atitude inclusive nós temos uma comissão exclusiva em nossa secretaria de combate a tortura. Iremos investigar com todos os rigores que manda a Lei e se comprovado, vamos provocar o Ministério Público para que as providências sejam tomadas, até mesmo porque é nosso papel fazer valer os direitos da pessoa humana e garantir todos os seus direitos. Tortura jamais”, finalizou Mourão.

Nota da redação – A reportagem também não conseguiu falar com a promotora de Tarauacá Nicoly Gonzales Colombo para que fizesse a sua defesa dado a denuncia do agente policial e que nos colocamos a inteira disposição para qualquer esclarecimento da mesma.

Acre

Acreanas vencem concurso de beleza nacional em Porto Alegre

Publicado

em

Duas acreanas representaram o Estado no concurso de beleza nacional Miss Brasil Mundial, realizado no hotel Continental, em Porto Alegre, neste domingo, 4.

Após três dias de confinamento, Giovana Victoria, de 12 anos, ganhou o título de Miss Brasil Pétit e Joana Cunha, de 19, garantiu o Miss Brasil Juvenil.

“Obrigado meu Deus, eu sonhei com cada detalhe desse momento. Foi tudo muito lindo, agradeço por fazerem parte desse sonho”, disse Joana.

As duas vencedoras foram coordenadas por Izaias Gomes, que com mais essas vitórias, acumula 15 Títulos Nacional e 1 Internacional.

“É um sentimento de gratidão, porque só de nós sairmos do Acre para disputar com todos os outros estados e hoje garantir mais títulos em nome da nossa terra, é maravilhoso”, falou Izaias.

O Miss Brasil Mundial é um dos maiores concursos de beleza do Brasil, os ganhadores terão a chance de representar o país a nível mundial.

Continuar lendo

Acre

Acreanos vão ao delírio com estreia de Weverton na Copa

Publicado

em

Finalmente o goleiro acreano Weverton Pereira, do Palmeiras, fez sua estreia pela Seleção Canarinho nesta segunda-feira, 5, no estádio 974, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 contra a seleção da Coreia do Sul.

O arqueiro substituiu o titular da meta brasileira, Alysson do Liverpool no segundo tempo da partida que já estava com a classificação encaminhada. Na hora da entrada de Weverton, a torcida presente no Via Verde Shopping foi à loucura e aplaudiu a estreia do goleiro acreano.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Funcionários voltam a reclamar de trabalho em horário do jogo

Publicado

em

Nem tudo é alegria na goleada brasileira em cima da seleção sul coreana no estádio 974, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 nesta segunda-feira, 5. Alguns funcionários se mostraram insatisfeitos com a não liberação das empresas na hora da partida.

Em contato com a reportagem do ac24horas, um dos funcionários – que não revelou a identidade por medo de represálias – contou que estava combinado que na hora do duelo, os servidores seriam liberados para assistir, contudo, tiveram que trabalhar normalmente. “A praça de alimentação entendemos que funcione normalmente, mas, as lojas deveriam fechar porque na hora do jogo não entra ninguém”, reclamou.

Outro funcionário lembrou que na última sexta-feira, 2, os trabalhadores puderam assistir a partida. “Hoje, infelizmente, não ocorreu igual”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Goleada do Brasil anima torcedores acreanos na Concha

Publicado

em

O primeiro tempo da partida do Brasil contra a Coreia do Sul no campeonato mundial de futebol, nesta segunda-feira, 5, alegrou os torcedores acreanos que assistiram o jogo na Concha Acústica.

Mesmo com fortes chuvas, um grupo se reuniu no espaço e prestigiou a goleada da seleção brasileira. O evento tem na programação pós-jogo, shows de artistas locais e DJs, e o sorteio de uma blusa oficial.

Veja as fotos de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.