Menu

Homens da COE torturam preso em Tarauacá com madeira no ânus, spray de pimenta nos olhos e pênis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


Uma denúncia de tortura chegou ao conhecimento da reportagem de ac24horas, dando conta que os policiais militares do Comando de Operações Especiais- COE, no município de Tarauacá, prenderam no último dia 18, Antonio Valdinei Farias Gomes (26 anos), com aproximadamente meio quilo de maconha e mesmo ele detido e imobilizado teria passado por uma sessão de tortura.

Publicidade

Segundo um denunciante que pediu para não ter seu nome divulgado por medo de ser assassinado, os policiais identificados como sendo o Sargento Altemir (Leo), o Soldado Marcus Arão, o aluno Sargento Neto Viana, o Sargento Sobralino, Sargento Alvino e o Sargento Amarildo, além de espancar Antônio, teria usado spray de pimenta nos olhos, ânus e pênis dele do preso. Ainda segundo a denúncia os policiais usaram galho de árvore [conhecida como Jurubeba] para bater em Valdinei e teriam introduzido um objeto de madeira no ânus do rapaz. “Até disparos de arma de fogo próximo do ouvido dele foram disparados”, contou o denunciante.


Preso e levado para a Delegacia da cidade, até mesmo os agentes mais experientes ficaram impressionados com os hematomas visivelmente no corpo de Antônio.


Um dos agentes de policia que pediu para não ter seu nome citado na reportagem confirmou todas as denúncias e disse que “os homens da COE tocam o terror aqui na cidade de Tarauacá e ninguém, nem mesmo a gente que trabalha na policia pode fazer absolutamente nada porque eles dizem que tem a proteção da promotora de Tarauacá Nicoly Gonzales Colombo e são intocáveis”, revelou revoltado o agente policial.


Segundo ainda relatou o agente de policia, disse que quando Antonio deu entrada na Delegacia ele tinha vários espinhos encravados nas costas, vários hematomas nos olhos e por todo corpo.


A reportagem fez contato com o Sub Comandante da COE Loredo aqui em Rio Branco pelo telefone 99*4 8*4*, e disse que desconhecia o assunto e que a responsabilidade para dar qualquer esclarecimento sobre o caso seria do Batalhão da PMAC de Tarauacá mas no entanto, nem mesmo no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública- CIOSP, não souberam informar qual o número de contato do comandante da COE naquele município.


Insistimos ainda falar com o comandante Geral da PMAC, Coronel José dos Reis Anastácio em eu gabinete pelo número que nos foi fornecido no 190, (3212 1920), mas nossas tentativas de chamadas não foram concluídas.


Por fim, conseguimos contato no Centro dos Direitos Humanos no Acre e o secretário da Pasta Nilson Mourão, informou que desde o final da semana passada já tinha tomado conhecimento dos fatos ocorridos em Tarauacá e que “assim que recebemos a denúncia de imediato fizemos contato com o comando geral da PMAC e pedimos que fosse instaurado um Inquérito de Investigação imediatamente. Nós jamais compactuamos com esse tipo de atitude inclusive nós temos uma comissão exclusiva em nossa secretaria de combate a tortura. Iremos investigar com todos os rigores que manda a Lei e se comprovado, vamos provocar o Ministério Público para que as providências sejam tomadas, até mesmo porque é nosso papel fazer valer os direitos da pessoa humana e garantir todos os seus direitos. Tortura jamais”, finalizou Mourão.


Nota da redação – A reportagem também não conseguiu falar com a promotora de Tarauacá Nicoly Gonzales Colombo para que fizesse a sua defesa dado a denuncia do agente policial e que nos colocamos a inteira disposição para qualquer esclarecimento da mesma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido