Menu

Senador petista volta a “satanizar” o Supremo e a imprensa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A jornalista Gabriela Guerreiro destacou no Jornal A Folha de São Paulo, as declarações do senador Jorge Viana contra o Supremo Tribunal Federal e setores da imprensa. O petista disse que “setores da mídia” usam o julgamento para “sabotar o PT” e o ex-presidente Lula com o objetivo de influenciar no resultado das eleições municipais do dia 7 de outubro. “Cobrar, exigir dos que ocupam cargos públicos, eu acho que é uma das funções mais nobres da imprensa. E isso é feito diariamente. Mas daí a querer conduzir a opinião pública, a explicitar, na véspera de uma eleição, uma intolerância com uma figura como a do presidente Lula, aí isso é sabotagem”, afirmou o senador.


Ao discursar para um plenário vazio, Viana disse que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgam o mensalão também sofrem influência da mídia. “Só não vale nossos governos indicarem ministros do Supremo e eles chegarem lá e votarem contra por pressão da imprensa”, afirmou.

Publicidade

Ainda segundo a jornalista, o petista acusou a oposição, em especial o PSDB, de influenciar as “elites” do país para prejudicar o PT. Na opinião de Viana, a imprensa é “preconceituosa” e “intolerante” porque “nunca aceitou que o Brasil fosse governado pelo presidente Lula”. Apesar das críticas à mídia, Viana disse que seu objetivo não é impor censura à imprensa — nem defender o seu controle social. “Sou contra qualquer tipo de controle. É o momento apenas de discutirmos responsabilidades”, disse à Folha.


No discurso, Viana também insinuou que alguns promotores e juízes atuam em julgamentos com posturas para agradar a imprensa porque querem virar políticos no futuro. E criticou o que chama de “endeusamento” de ministros do STF.


O processo de cassação do senador Jorge Viana deve ser colocado em pauta no Supremo Tribunal Federal após o julgamento do Mensalão. No último despacho, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, acatou a decisão do MPE e deu parecer favorável à cassação dos mandatos do governador do Acre, Tião Viana, do vice-governador, César Messias, do senador Jorge Viana (PT/AC) e dos suplentes Nilson Mourão e Gabriel Maia.


Jairo Carioca


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido