Conecte-se agora

Justiça manda soltar quadrilha presa na operação Joinvile

Publicado

em

Jairo Barbosa – [email protected]

Por três votos a favor e nenhum contra, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, acatou na manha desta quinta feira, pedido de liberdade para todos os acusados de integrarem uma quadrilha acusada de tráfico drogas, presa em 4 de julho por determinação judicial.

A operação Joinvile, como ficou batizada a ação da Polícia Federal, prendeu no Acre e em outros cinco estados, vinte e sete pessoas, acusadas de formarem uma rede de tráfico de drogas.

De acordo com a PF a quadrilha atuava no trafico interestadual de drogas, com a base no Acre. A partir das investigações que começaram em 2009, a PF aprendeu 183 kg de cocaína, U$ 31.000 (trinta e um mil dólares), 32 mim DVDs, 07 veículos, duas armas e identificou trinta e quatro membros da organização criminosa.

Os desembargadores do TJ acataram os argumentos defendidos pelos advogados Mauro Albano e Cláudia Albano, que sustentaram a falta de justa causa para a manutenção das prisões, já que as investigações ocorreram em 2009 e 2010, e somente em data posterior, ocorreram as prisões.

Os alvarás de solturas devem ser expedidos ainda na tarde desta quinta feira (20), quando então os acusados ganham liberdade para responder o processo fora da cadeia.

 

 

Acre

Eleições 2022: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo

Publicado

em

Mais de 156 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escolherão, no próximo domingo (2), os nomes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital.

Você sabe para quem o voto é obrigatório e quem pode optar por não votar? O parágrafo 1º do Artigo 14 da Constituição estabelece duas categorias do eleitorado para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições. Conforme o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Para o TSE, o voto, mesmo para quem o direito de não votar, é fundamental. “O exercício da cidadania começa pela escolha dos representantes da população para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual ou municipal. Por isso, é muito importante que todos os eleitores – mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo – compareçam às urnas eletrônicas no domingo (2), primeiro turno das eleições gerais, e no dia 30 de outubro (em eventual segundo turno) para contribuir com a definição do destino do país”, ressalta o tribunal.

Números

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, divulgados em 15 de julho, houve aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. À época, o número de eleitores habilitados a votar era de 147.306.275. Nas Eleições 2022, são 2.116.781 jovens de 16 e 17 anos aptos a votar de maneira facultativa. Em 2018, essa faixa etária atingiu 1.400.617. Esse número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito.

Também em relação a 2018 houve crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo a Justiça Eleitoral, o aumento é resultado, principalmente, das ações promovidas durante a Semana do Jovem Eleitor. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores jovens.

O eleitorado acima de 70 anos também aumentou. O salto foi de 23,82%, passando de 12.028.608 em 2018 para 14.893.281 em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado habilitado a votar em 2 de outubro.

Continuar lendo

Acre

Propaganda eleitoral gratuita, comícios e debates terminam hoje

Publicado

em

Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para a realização de comícios, debates no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita. O TSE, no entanto, informa que, no caso de comícios de encerramento de campanha, eles poderão ser prorrogado por mais duas horas.

Hoje é também a data limite para que os tribunais regionais eleitorais divulguem, na internet, os pontos de transmissão de dados. Esses locais devem ser distintos daqueles de funcionamento da junta eleitoral.

A partir desta quinta-feira, começa o prazo que permite ao juízo eleitoral ou ao presidente da mesa receptora, expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

Amanhã, será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, “para acompanhar a emissão da Zerésima [comprovante de que não há nenhum voto na urna] do Sistema de Gerenciamento da Totalização”.

Continuar lendo

Acre

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Acre nesta quinta-feira

Publicado

em

O ac24horas reúne diariamente informações sobre os encontros, reuniões e compromissos dos candidatos do Estado do Acre neste período oficial de campanha.

Aqui você fica sabendo de tudo sobre as eleições 2022.

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo acreano nesta quinta-feira, 29.

Jorge Viana

– 11h45: Jorge Viana participa do debate da TV Gazeta;

– 18h: Os candidatos participam de reunião com moradores da Vilas Albert Sampaio, Santa Cecília e Dom Moacir;

– Marcus Alexandre faz caminhada a tarde no final do São Francisco.

Mara Rocha

– 11h45: Debate na TV Gazeta;

– 18h: Reunião com agentes comunitários e auxiliares de farmácia no Bairro João Paulo, próximo a Escola Marina Vicente;

– 19h: Reunião da Pastora Grace Luz.

Sérgio Petecão

– 07h30: Reunião com trabalhadores da empresa Rigos, ao lado do Frios Vilhena, no Jardim Nazle;

– 08h: Panfletagem no centro de Rio Branco, com concentração no Acreprevidencia;

– 11h45: Debate na TV Gazeta;

– 15h: Deslocamento para Plácido de Castro;

– 17h: Carreata da vitória em Plácido de Castro, com concentração no KM 04, na entrada da cidade;

– 20h: Reunião com amigos do Carlos Gomes, no bairro da Base.

Professor Nilson

– 11h45: Debate na TV Gazeta;

– 15h: Gravação de conteúdo para as redes sociais.

*As assessorias de David Hall, Gladson Cameli e Márcio Bittar não informaram as agendas dos candidatos.

Continuar lendo

Acre

Bimbi registra B.O contra cabo eleitoral que o acusou de calote

Publicado

em

O modelo e candidato a deputado federal pelo Podemos, Marcelo Bimbi, registrou uma queixa no início da noite desta quarta-feira, 28, após ser acusado de ter contratado cabos eleitorais e não ter feito pagamento.

Durante o dia, Luciana Silva postou em uma rede social que o candidato e um assessor estariam contratando cabos eleitorais para sua campanha, mas não tinham feito o pagamento e haviam sumido.

A coordenação de Bimbi informou ao ac24horas que Luciana nunca foi contratada e que as demais pessoas contratadas haviam recebido seus pagamentos.

Com o boletim de ocorrência na mão, Marcelo Bimbi gravou um vídeo em frente à delegacia. “Acusou, tem que provar. Boletim de ocorrência com todos os documentos em mãos. Não vão tirar proveito, não vão me acusar e eu não irei ficar calado. Quem trabalhou, quem assinou, recebeu, até porque se trata de dinheiro público”, disse.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.