Hélio Saraiva faleceu às 06h20, desta quarta-feira, na UTI do Pronto Socorro, aos 77 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele sofria com diabetes e problemas renais.
Natural de Manuel Urbano, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado atuou na instituição durante 16 anos, entre 1989 e 2005, ano em que se aposentou.
Ele foi indicado para o cargo pelo então governador do Acre, Flaviano Melo. Mas antes também foi Procurador Geral do Estado, nomeado pelo na época governador Nabor Junior.
Formou-se em direito pela Universidade Federal do Acre. Foi advogado da União, e nos anos de 1970 ganhou notoriedade por advogar na causa agrária.
Na Procuradoria do Estado, atuou na comissão tripartite, em parceria com o IBGE, nas discussões sobre a demarcação dos limites territoriais entre o Acre, o Amazonas e Rondônia. Conhecedor do tema, Hélio Saraiva era defensor ferrenho da inclusão das vilas Extrema e Califórnia ao território Acre.
Era também conhecido por gostar de debates e ser combativo na defesa de suas ideias. “Era um conselheiro de opiniões fortes e às vezes até extremas. O Acre perdeu”, disse o conselheiro aposentado, Isnard Leite, que foi colega de trabalho de Saraiva.
No velório do conselheiro, na sede do TCE, amigos, familiares e autoridades do Acre deram o seu Adeus.
“Esse é um momento que a gente deve estar junto da família. Sempre foi crítico, duro nas suas posições e não arredou em nenhum momento de lutar por dias melhores por nosso estado”, disse o Presidente do TCE no Acre, Ronald Polanco.
“Ele era um estudioso sobre o Acre. Antes de ele morrer eu conversava com ele assuntos de geografia e perguntava a ele: pai como é que o senhor sabe tanto desse assunto? Ele me respondia humildemente: Eu estudei sobre isso minha filha”, diz emocionada Hélida, uma das filhas de Saraiva.
O conselheiro aposentado era casado com Ercilda Araújo de Freitas. Ele era pai de Heleane, Helen, Hélida e Junior.
O corpo dele será sepultado nesta quinta-feira, no cemitério São João Batista, às 15h.
Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
Qual o legado político oferecido por Flaviano Melo? Primeiro, é preciso fazer algumas delimitações quase…
Por Roberto Vaz Procurar entender a morte é como pedir para ficar louco. Já nascemos…
Governo do Acre tem 39 obras em execução custeadas por emendas parlamentares Das centenas de…
Uma imagem foi registrada pelo videomaker Kennedy Santos, do ac24horas, no centro de Rio Branco…
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…