Menu

Pesquisar
Close this search box.

O Adeus ao combativo Hélio Saraiva, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Hélio Saraiva faleceu às 06h20, desta quarta-feira, na UTI do Pronto Socorro, aos 77 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele sofria com diabetes e problemas renais.


Natural de Manuel Urbano, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado atuou na instituição durante 16 anos, entre 1989 e 2005, ano em que se aposentou.

Anúncios


Ele foi indicado para o cargo pelo então governador do Acre, Flaviano Melo. Mas antes também foi Procurador Geral do Estado, nomeado pelo na época governador Nabor Junior.


Formou-se em direito pela Universidade Federal do Acre. Foi advogado da União, e nos anos de 1970 ganhou notoriedade por advogar na causa agrária.


Na Procuradoria do Estado, atuou na comissão tripartite, em parceria com o IBGE, nas discussões sobre a demarcação dos limites territoriais entre o Acre, o Amazonas e Rondônia. Conhecedor do tema, Hélio Saraiva era defensor ferrenho da inclusão das vilas Extrema e Califórnia ao território Acre.


Era também conhecido por gostar de debates e ser combativo na defesa de suas ideias. “Era um conselheiro de opiniões fortes e às vezes até extremas. O Acre perdeu”, disse o conselheiro aposentado, Isnard Leite, que foi colega de trabalho de Saraiva.


No velório do conselheiro, na sede do TCE, amigos, familiares e autoridades do Acre deram o seu Adeus.


“Esse é um momento que a gente deve estar junto da família. Sempre foi crítico, duro nas suas posições e não arredou em nenhum momento de lutar por dias melhores por nosso estado”, disse o Presidente do TCE no Acre, Ronald Polanco.


“Ele era um estudioso sobre o Acre. Antes de ele morrer eu conversava com ele assuntos de geografia e perguntava a ele: pai como é que o senhor sabe tanto desse assunto? Ele me respondia humildemente: Eu estudei sobre isso minha filha”, diz emocionada Hélida, uma das filhas de Saraiva.


O conselheiro aposentado era casado com Ercilda Araújo de Freitas. Ele era pai de Heleane, Helen, Hélida e Junior.


O corpo dele será sepultado nesta quinta-feira, no cemitério São João Batista, às 15h.


Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido