Apesar de apresentar bom desempenho na campanha comunicativa no rádio e na televisão, o candidato do PMDB, Fernando Melo, [e também os outros três – Antônia Lúcia (PSC), Leôncio Castro (PMN) e Professora Peregrina (Psol)], são relegados à segundo plano na pesquisa em curso sob responsabilidade do instituto Ibope que deverá ser divulgada nessa sexta-feira, 21.
Esquecendo de estimular a resposta espontânea, na qual o entrevistado tem a liberdade de citar qualquer nome, a quarta pergunta do questionário incentiva que somente os candidatos Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) sejam citados pelo entrevistador do Ibope, instigando a bipolarização da eleição.
“E se a eleição para Prefeito de Rio Branco tiver um segundo turno, em quem o(a) Sr. (a)votaria se tivesse que escolher entre: (LEIA AS ALTERNATIVAS 1 E 2 – RU – FAÇA RODÍZIO ENTRE OS NOMES A CADA ENTREVISTA)
1 ( ) Marcus Alexandre
2 ( ) Tião Bocalom
7 ( ) Nenhum/ Branco/ Nulo
8 ( ) Não sabe
9 ( ) Não respondeu”
O questionário não esclarece as razões de excluir os outros quatro candidatos, deixando à cargo da “futurologia” de um possível segundo turno, evidenciado a falta de critérios científicos à pesquisa realizada.
Edmilson Alves, de Rio Branco (AC)
edmilsonacre@yahoo.com.br