Menu

Após quatro meses, professores da Ufac anunciam fim da greve

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os docentes da Universidade Federal do Acre decidiram encerrar a greve nacional na noite deste domingo (16). A decisão foi tomada pelas demais instituições federais que estavam em greve, segundo informou o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A paralisação completaria quatro meses na segunda-feira (17).


A decisão pelo fim da greve não significa a volta imediata das aulas, pois cada instituição precisa definir como será feita a reposição dos dias parados – o que altera o calendário acadêmico.

Publicidade

A greve nacional começou no dia 17 de maio e chegou a ter adesão de 58 das 59 universidades federais. A única instituição que não teve nenhuma unidade afetada pela paralisação foi a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).


As negociações entre os professores de universidades federais em greve e o governo foram encerradas. O documento assinado prevê reajustes de 25% a 40% até 2015 e diminuição do número de níveis de carreira de 17 para 13. Desde então, o Andes-SN estava pedindo a reabertura das negociações, mas hoje anunciou o final da paralisação.


No blog criado pela Adufac, que é associação dos professores, no Acre, uma nota do comando nacional informa o fim do movimento.


Leia abaixo a íntegra da nota oficial:


“O CNG/ANDES – SN, após criteriosa avaliação do quadro das assembléias gerais, encaminha a suspensão unificada da greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino no período entre 17 e 21 de setembro e comunica o respectivo encerramento das atividades deste comando no dia de hoje. Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12.”


Com informações da UOL


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido