Menu

Gaiola das loucas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma curiosidade. A turma do GLTBs está com tudo e não está prosa. Nessa eleição tem cinco candidatos a prefeitos que são gays (com chance de vitória). Tem ainda um gay candidato a vice-prefeito. E uma candidata a prefeita sapatão. Lembra o famoso filme, Gaiola das Loucas.


Pouco importa


Não importa a sexualidade desses candidatos, mas o que poderão fazer se forem eleitos.


Musa da campanha


Tem ainda a musa da campanha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PV), o travesti Valdete (PSDC) e, segundo comentários que chegaram à coluna pode se eleger.


Balançador de bandeira


O grupo do deputado federal Márcio Bittar (PSDB) reclama de se sentir alijado das decisões na campanha de Tião Bocalon (PSDB). Bittar tem hoje o mesmo status de balançador de bandeira nas esquinas da cidade, uma humilhação para quem é o deputado federal mais votado do Acre..


Briga e egos


Por outro lado, tucanos que cercam Tião Bocalon reclamam da pouca presença do deputado federal Gladson Cameli (PP) na sua campanha, numa clara briga de egos nos bastidores.


Sem razão


Integrante da cúpula do PP que me relatou a história por telefone diz ser essa uma queixa de quem abandona a campanha na Capital para ir a comícios no interior, como se tivesse prestígio para decidir as eleições nesses municípios. E lembra o dirigente que, o PP tem seis candidatos a prefeito a quem o deputado federal Gladson Cameli (PP) tem de dar assistência.


Sem dourar


Não sou filiado a partido. Por isso, não tenho de dourar a pílula. Os últimos programas do candidato a prefeito Marcus Alexandre (PT) estão uma mesmice, sem a mínima criatividade.


Fato registrado


O colega de profissão Zé Carlos liga denunciando que sofreu agressões do candidato a prefeito de Jordão, Espiridião Junior. Se de fato assim agiu, pena ele trocar a palavra pela violência.


Direito de resposta


Não entro no mérito por desconhecer o âmago dos fatos. Mas como a coluna tem mão dupla, o espaço fica aberto para o candidato Esperidião Junior (PMDB) rebater e dar a sua versão.


Roupa engomada


Os maquiadores do candidato à PMRB, Fernando Melo (PMDB), têm carregado no blush e no rouge, o que o deixa com a cara de roupa engomada e lhe tiram a naturalidade.


Briga embolada


Sena Madureira terá uma das eleições para prefeito das mais disputadas do interior. Os dias avançam e Mazinho Serafim (PMDB), Mano Rufino (PR) e Toinha Vieira (PSDB) não se separam.


Fora da cogitação


Nesse contexto o fato mais inesperado foi o crescimento da candidatura de Mazinho (PMDB).


Porta fechada


A candidata a prefeita de Senador Guiomard, Solange Pascoal (PMN), voltou triste de encontro com o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que lhe negou um pedido de ajuda financeira.


Vice do PMDB


E mesmo o vice de Solange sendo o Tião da Emater, do PMDB. A um amigo que com ela conversou disse que, com o seu vice vão esperar 2014 para darem o troco na mesma moeda.


Dois nomes


Um bom nome entre os atuais vereadores é o Juracy Nogueira (PP) que, fez um bom mandato e merece a reeleição. E entre os novos, um candidato confiável é o Rodrigo Beirute (PSDC).


Falta de menino


Pelo que os cinco candidatos a prefeito de Rio Branco estão prometendo de creches, vai faltar menino para ocupar todas as vagas. É impressionante a enxurrada de promessas mirabolantes.


Fazendo milagre


Com pouco mais de um minuto no horário eleitoral do rádio e televisão, o candidato a prefeito Leôncio Castro (PMN) faz milagre. Até que ele tem aproveitado bem o curto espaço.


Candidatas a vereadoras


Algumas mulheres candidatas. Eliane Sinhazique (PMDB), Lene Petecão (PSD), Rose (PT), Aline Braga (PT), Rosa Maria (PCdoB), Pequena Manteiguinha (PMDB) e Graça da Baixada (PSDC).


Hipótese unânime


Os marqueteiros dos principais candidatos a prefeito da capital já trabalham com a possibilidade do segundo turno. Só por uma surpresa não irão Tião BocaLon (PSDB) e Marcus Alexandre (PT).


Tempo correndo


O candidato Fernando Melo (PMDB) tem pouco mais de 30 dias para polarizar a disputa.


Sapato alto


Perguntei a um dos principais dirigentes do PP o motivo do fim do favoritismo do candidato a prefeito de Mâncio Lima, Luiz Helosman (PP), e ouvi uma resposta curta: “sapato alto”.


Ficar de olho


Falando em Mâncio Lima a justiça eleitoral deveria ficar atenta à candidatura de Isac Lima (PT) a prefeito, em cima de quem começou a ser montado um esquema milionário para ganhar a eleição. A cidade é pequena e dá com facilidade para rastrear esse esquema a ser desfechado na reta final da campanha.


Mulher que soma


Tem mulher de candidato que tira votos. Mas tem as que somam. Uma que soma é a mulher do candidato à reeleição a prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, a deputada Antonia Sales.


Fase decisiva


A eleição em Senador Guiomard será decidida na área rural. E por conta disso o prefeito James Gomes (PSDB) montou acampamento ontem (sábado) no populoso ramal Nabor Junior, para fazer um arrastão e pedir votos. O candidato que vier com mais votos dos ramais ganha a eleição. James sabe disso e deve concentrar a campanha nos redutos rurais nos próximos dias.


Círculo fechando


Alguns candidatos a prefeito vêm até aqui mantendo o favoritismo:
André Hassem (PSDB) em Epitaciolândia;
Zezinho Barbary (PMDB) em Porto Walter;
Jonas da Farmácia (DEM) na Acrelândia;
Roney Firmino (PSB) em Plácido de Castro;
Aldemir Lopes (PT) em Taumaturgo;
Vagner Sales (PMDB) em Cruzeiro do Sul;
Em Feijó, o Dindim e Brasiléia, Everaldo (PMDB);
Essa não é uma lista de quem vai ser eleito, mas um panorama atual dos candidatos com maiores chances de ganhar. Como a política não é uma ciência exata, podem sim acontecer modificações até o dia da eleição.


Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.