Menu

“Redução na tarifa de energia é uma vitória do povo”, diz Gladson Cameli

O deputado federal Gladson Cameli (PP) é um dos parlamentares acreanos mais empenhados na luta pela redução no valor das tarifas de energia elétrica e elogiou na manhã desta sexta-feira,07, o anúncio da presidenta da República, Dilma Rousseff, de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias a partir do início de 2013.


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo Gladson, a decisão de Dilma foi um verdadeiro presente para o povo brasileiro neste 7 de Setembro, Dia da Independência da República.

Publicidade

Ele ressaltou que, de forma inteligente para a economia nacional, a presidenta executará um plano que beneficia diretamente as família brasileiras e empresários que investem no mercado de exportação.


Com relação ao preço da energia elétrica, Cameli lembrou que o grande desafio que ainda permanece refere-se a tarifa de ICMS, cobrada pelos estados, e que no Acre representa cerca de 25% do valor das contas de luz.


A redução do preço da energia deve passar pela diminuição ou extinção de alguns dos dez encargos setoriais cobrados atualmente, que representam cerca de 10% do preço da energia.


“Sabemos que a diminuição do preço da energia faz parte da estratégia do governo para reativar a economia, e acreditamos que o Brasil,é forte e capaz o suficiente para vencer os efeitos da crise financeira internacional”, disse.


Para Cameli, o atual modelo de desenvolvimento do Brasil, baseado em estabilidade, crescimento e inclusão, é sem dúvida a fórmula para os avanços na infraestrutura do país.


Parlamentar trouxe CPI da Energia Elétrica ao Acre


Gladson, que por diversas vezes esteve revindicando os direitos dos consumidores junto as autoridades do Acre e em Brasília, se solidarizou ao longo de seus dois mandatos de deputado federal com as vítimas dos preços abusivos das contas de energia, lembrando que desde quando trouxe a CPI da Energia para o Acre, em 2008, tem lutado incansavelmente para que o preço do serviço seja reduzido e a qualidade melhorada, cobrando também resultados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Cameli foi relator de projeto que reduz ICMS da energia

O deputado federal Gladson Cameli aprovou, na Comissão de Minas e Energia, o Projeto de Lei Complementar 148 de 2012, que isenta do ICMS os consumidores de energia com baixa renda, beneficiários da tarifa social de que trata a lei 12.212, de 2010. O projeto é de autoria do deputado Eduardo da Fonte, do PP de Pernambuco e Gladson fez o relatório que beneficia milhares de famílias de baixa renda.


Protesto no Ministério das Minas e Energia


“Não vou ficar de braços cruzados enquanto não houver o melhoramento no fornecimento de energia elétrica no Acre”. A declaração foi do deputado Gladson Cameli ao final de uma reunião, em Brasília, que juntou o alto nível do setor elétrico no Ministério de Minas e Energia para tratar dos apagões que voltaram a atingir o Estado. Depois de mais de três horas de discussões, o Ministério de Minas e Energia resolveu criar um grupo de trabalho para averiguar os constantes apagões elétricos no Acre, em especial na capital Rio Branco, que tem trazido prejuízos incalculáveis à população, ao comércio, à indústria e a paralisação de serviços governamentais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido