Menu

Bocalom lamenta que no Acre, 130 mil pessoas estejam na extrema pobreza

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca


O candidato Tião Bocalom, aproveitou o feriado do Dia da Amazônia para comentar o número de pessoas no Acre que vivem em extrema pobreza, cerca de 130 mil, segundo dados da Procuradoria Geral do Estado. Para o tucano, os números mostram a necessidade do desenvolvimento de uma política ambientalmente correta, baseada no tripé social, ambiental e econômico.

Publicidade

“É extremamente lamentável que em uma região tão rica como a nossa Amazônia, ainda exista uma desigualdade tão grande de distribuição de renda”, analisou o candidato.


Bocalom visitou ontem (05) junto com Alysson Bestene, a família do senhor Antônio de Lima, uma das incluídas nos percentuais de extrema pobreza, em Rio Branco, na travessa São Pedro, Bairro Boa União. No encontro o candidato reforçou sua proposta de produzir para empregar.


“A busca pelo desenvolvimento sustentável é meta que deve ser seguida por todos, mas sem esquecer o ser humano. Tenho dito que dinheiro não cai do céu, o homem não tem que sobreviver, mas viver de forma digna junto com sua família. Isso só é possível com trabalho, com produção, melhor distribuição de renda”, acrescentou o tucano.


Ainda segundo Bocalom, a vida não melhorou como vem pregando o PT nas propagandas oficiais. O Índice de Gini, usado mundialmente para medir desigualdade, foi 0,53 em 2009 no Brasil e também na região amazônica (Ipea, 2010b). A desigualdade manteve-se estável na região desde 1990. O Acre apresentou a maior desigualdade da Amazônia (Índice de Gini = 0,61) e a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal.



“Infelizmente há 16 anos a população acreana está sendo enganada pelo PT, eles não estão preocupados em cuidar verdadeiramente de gente, dos mais necessitados, e sim querem encher suas panelinhas”, destacou Bocalom.


Segundo dados do IBGE 2010, somados os percentuais entre as famílias que vivem em extrema pobreza [18%] e pobreza [22%] no Acre, são exatos 40% da população. O estudo está publicado no site do Imazon.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido