Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, maioria dos candidatos não apresentou 2ª parcial das prestações de contas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apenas 17,5% dos candidatos, partidos e comitês financeiros apresentaram a 2ª parcial das prestações de contas referentes aos gastos e arrecadações feitos nas eleições de 2012, no Acre. O último dia para apresentação da parcial foi neste domingo (2), e a recomendação é para que, mesmo fora do prazo, os relatórios sejam lançados no Sistema de Prestações de Contas Eleitorais, disponível no portal de Internet do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.


O coordenador de Controle Interno do TRE-AC, Jonathas Carvalho enfatizou a importância de apresentar os documentos corretamente.

Anúncios


— Não prestar contas dentro do prazo é uma falha de natureza insanável, mas deixar de apresentar pode trazer complicações ainda mais graves.


Um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral mostrou que dos 74 candidatos ao cargo de prefeito em todo o Estado do Acre, apenas 10 apresentaram a 2ª parcial. Dos candidatos ao cargo de vereador eram esperadas 2.188 prestações e apenas 387 foram apresentadas.


Os relatórios devem discriminar recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, exigindo-se a indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente na prestação de contas final, que ocorrerá até o dia 6 de novembro.


A resolução que dispõe sobre arrecadação, gastos de recursos e prestação de contas nas eleições de 2012, disse ainda que os doadores e os fornecedores poderão, no curso da campanha, prestar informações diretamente à Justiça Eleitoral sobre doações em favor de candidatos, de comitês financeiros e de partidos políticos e, ainda, sobre gastos por eles efetuados.


As prestações de contas finais, com base nos gastos e arrecadações até o primeiro turno do pleito deverão ser apresentadas até o dia 6 de novembro. As que incluem dados do segundo turno deverão ser apresentadas até o dia 27 de novembro, ambas pessoalmente.


Com informações do TRE-AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido