Conecte-se agora

Ministério Público do Acre lança campanha contra a corrupção no Vale do Juruá

Publicado

em

“Educação é tudo. Exemplo, mais ainda”. A frase sintetiza a fala da Procuradora-Geral do Ministério Público do Estado do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo, hoje pela manhã, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul. Ela fez o lançamento da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” no Vale do Juruá com a presença de autoridades, operadores do direito, diretores de escolas, professores, alunos de ensino médio e a sociedade organizada.  A Campanha é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Em Rio Branco, foi lançada pelo MP/AC durante o II Congresso Nacional com o mesmo tema, nos dias 23 e 24 de agosto.

Para Patrícia, a campanha é uma forma de promover a conscientização para uma cultura de valores e principios éticos a partir de uma reflexão de diversos segmentos da sociedade. Ela lembrou que a construção de um país mais justo e sério depende de nossas próprias condutas. Deve-se dar o exemplo. ““Hoje nós estamos acompanhando o maior escândalo de corrupção que houve no Brasil,o Mensalão. A sociedade precisa entender que corrupção não é problema dos governos, dos políticos, mas de todos nós. A idéia dessa campanha é fazer com que a sociedade reflita sobre  a corrupção no sentido mais amplo, do senso de ética,o que é bom para o individuo e para a sociedade” enfatiza. Ela frisa ainda que a corrupção não é exclusiva de políticos e homens públicos  “Há coisas que podem não ser ilícitas, mas por questão de princípios éticos escolhemos respeitar. Esse legado é o que deixaremos para os nossos filhos, é a herança mais valiosa” diz. Ao encerrar sua fala, a Procuradora-Geral fez uma citação de uma frase Oscar Wilde que segundo ela resume o objetivo da campanha “Ética é o que você faz quando está todo mundo olhando. O que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter”.

O lançamento da campanha em Cruzeiro do Sul teve ainda a participação dos jornalistas Nelson Liano e Chico Melo, que participaram de uma discussão sobre Mídia, Meios de comunicação e Corrupção. Para Nelson Liano, a corrupção tem origem na compra de votos, que gera uma cadeia de prática erradas.  Para ele, a imprensa  evoluiu.” Antes não se denunciava nada, era o silêncio. Hoje isso é diferente. E isso é claro ajuda e muito no combate a esse mal. Comecei minha carreira durante a ditadura militar e sei o que é trabalhar sem liberdade nenhuma. Hoje, considero que a imprensa tem sim liberdade de expressão. Eu posso dizer que aaqui no Acre sempre trabalhei livremente, nunca fui censurado e nem tive minha liberdade cerceada” ressaltou. Liano fez ainda um apelo às instituições que ajam com rigor para impedir a compra de votos e a corrupção do eleitor, porque ele também é seduzido pelo que ganha vendendo seu voto. “É preciso acabar e agir com rigor com essa teia, esse ciclo vicioso” diz.  O jornalista Chico Melo disse que a corrupção é um mal que atinge todos e que se a imprensa não estiver atenta pode corroborar com isso. “Nós precisamos ter compromisso e seriedade sempre. A imprensa tem um papel relevante no combate a corrupção, basta ver os ultimos casos como o mensalão, cachoeira, que foram denunciados”.

O Promotor de justiça Iverson Bueno, organizador do evento em Cruzeiro, lembrou que é preciso reaprender o respeito, redescobrir valores, para que de fato se saiba viver sem dependências à prática do ilícito, ou do prejuízo ao coletivo. Ele explicou a campanha se traduz em um compromisso do Ministério Público com a cidadania. “É um trabalho que tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial de incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, lembrando-se de atos que contribuem para a formação do caráter e também configuram corrupção”.

O promotor disse que no Vale do Juruá MP tem atuado de forma significativa, sempre com as parcerias com o poder judiciário e as policiais civil e militar. Ele informou um dado bastante significativo: de janeiro ate hoje o MP em Cruzeiro fez mais ou menos 350 procedimentos administrativos relacionados a improbidade administrativa. Oito prefeitos foram processados, e dois prefeitos afastados.

O Procurador de Justiça Carlos Maia e Ouvidor do MP/AC citando Jean Paul Sartre, o expoente do existencialismo disse que “o homem precisa existir antes de ser.Ou seja, ele precisa nascer e aí começar a formar seu caráter”. Carlos Maia foi enfático ao afirmar que  enquanto o povo não for brindado com educação decente, a corrupção nunca será dirimida, nem sequer diminuída. “É preciso enraizar na mentalidade de crianças e adolescentes, que serão nossos futuros líderes, a importância do combate à corrupção” finalizou.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASCOM/MPE

Acre

Acreanas vencem concurso de beleza nacional em Porto Alegre

Publicado

em

Duas acreanas representaram o Estado no concurso de beleza nacional Miss Brasil Mundial, realizado no hotel Continental, em Porto Alegre, neste domingo, 4.

Após três dias de confinamento, Giovana Victoria, de 12 anos, ganhou o título de Miss Brasil Pétit e Joana Cunha, de 19, garantiu o Miss Brasil Juvenil.

“Obrigado meu Deus, eu sonhei com cada detalhe desse momento. Foi tudo muito lindo, agradeço por fazerem parte desse sonho”, disse Joana.

As duas vencedoras foram coordenadas por Izaias Gomes, que com mais essas vitórias, acumula 15 Títulos Nacional e 1 Internacional.

“É um sentimento de gratidão, porque só de nós sairmos do Acre para disputar com todos os outros estados e hoje garantir mais títulos em nome da nossa terra, é maravilhoso”, falou Izaias.

O Miss Brasil Mundial é um dos maiores concursos de beleza do Brasil, os ganhadores terão a chance de representar o país a nível mundial.

Continuar lendo

Acre

Acreanos vão ao delírio com estreia de Weverton na Copa

Publicado

em

Finalmente o goleiro acreano Weverton Pereira, do Palmeiras, fez sua estreia pela Seleção Canarinho nesta segunda-feira, 5, no estádio 974, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 contra a seleção da Coreia do Sul.

O arqueiro substituiu o titular da meta brasileira, Alysson do Liverpool no segundo tempo da partida que já estava com a classificação encaminhada. Na hora da entrada de Weverton, a torcida presente no Via Verde Shopping foi à loucura e aplaudiu a estreia do goleiro acreano.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Funcionários voltam a reclamar de trabalho em horário do jogo

Publicado

em

Nem tudo é alegria na goleada brasileira em cima da seleção sul coreana no estádio 974, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 nesta segunda-feira, 5. Alguns funcionários se mostraram insatisfeitos com a não liberação das empresas na hora da partida.

Em contato com a reportagem do ac24horas, um dos funcionários – que não revelou a identidade por medo de represálias – contou que estava combinado que na hora do duelo, os servidores seriam liberados para assistir, contudo, tiveram que trabalhar normalmente. “A praça de alimentação entendemos que funcione normalmente, mas, as lojas deveriam fechar porque na hora do jogo não entra ninguém”, reclamou.

Outro funcionário lembrou que na última sexta-feira, 2, os trabalhadores puderam assistir a partida. “Hoje, infelizmente, não ocorreu igual”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Goleada do Brasil anima torcedores acreanos na Concha

Publicado

em

O primeiro tempo da partida do Brasil contra a Coreia do Sul no campeonato mundial de futebol, nesta segunda-feira, 5, alegrou os torcedores acreanos que assistiram o jogo na Concha Acústica.

Mesmo com fortes chuvas, um grupo se reuniu no espaço e prestigiou a goleada da seleção brasileira. O evento tem na programação pós-jogo, shows de artistas locais e DJs, e o sorteio de uma blusa oficial.

Veja as fotos de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.