Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público do Acre lança campanha contra a corrupção no Vale do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Educação é tudo. Exemplo, mais ainda”. A frase sintetiza a fala da Procuradora-Geral do Ministério Público do Estado do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo, hoje pela manhã, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul. Ela fez o lançamento da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” no Vale do Juruá com a presença de autoridades, operadores do direito, diretores de escolas, professores, alunos de ensino médio e a sociedade organizada.  A Campanha é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Em Rio Branco, foi lançada pelo MP/AC durante o II Congresso Nacional com o mesmo tema, nos dias 23 e 24 de agosto.


Para Patrícia, a campanha é uma forma de promover a conscientização para uma cultura de valores e principios éticos a partir de uma reflexão de diversos segmentos da sociedade. Ela lembrou que a construção de um país mais justo e sério depende de nossas próprias condutas. Deve-se dar o exemplo. ““Hoje nós estamos acompanhando o maior escândalo de corrupção que houve no Brasil,o Mensalão. A sociedade precisa entender que corrupção não é problema dos governos, dos políticos, mas de todos nós. A idéia dessa campanha é fazer com que a sociedade reflita sobre  a corrupção no sentido mais amplo, do senso de ética,o que é bom para o individuo e para a sociedade” enfatiza. Ela frisa ainda que a corrupção não é exclusiva de políticos e homens públicos  “Há coisas que podem não ser ilícitas, mas por questão de princípios éticos escolhemos respeitar. Esse legado é o que deixaremos para os nossos filhos, é a herança mais valiosa” diz. Ao encerrar sua fala, a Procuradora-Geral fez uma citação de uma frase Oscar Wilde que segundo ela resume o objetivo da campanha “Ética é o que você faz quando está todo mundo olhando. O que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter”.


O lançamento da campanha em Cruzeiro do Sul teve ainda a participação dos jornalistas Nelson Liano e Chico Melo, que participaram de uma discussão sobre Mídia, Meios de comunicação e Corrupção. Para Nelson Liano, a corrupção tem origem na compra de votos, que gera uma cadeia de prática erradas.  Para ele, a imprensa  evoluiu.” Antes não se denunciava nada, era o silêncio. Hoje isso é diferente. E isso é claro ajuda e muito no combate a esse mal. Comecei minha carreira durante a ditadura militar e sei o que é trabalhar sem liberdade nenhuma. Hoje, considero que a imprensa tem sim liberdade de expressão. Eu posso dizer que aaqui no Acre sempre trabalhei livremente, nunca fui censurado e nem tive minha liberdade cerceada” ressaltou. Liano fez ainda um apelo às instituições que ajam com rigor para impedir a compra de votos e a corrupção do eleitor, porque ele também é seduzido pelo que ganha vendendo seu voto. “É preciso acabar e agir com rigor com essa teia, esse ciclo vicioso” diz.  O jornalista Chico Melo disse que a corrupção é um mal que atinge todos e que se a imprensa não estiver atenta pode corroborar com isso. “Nós precisamos ter compromisso e seriedade sempre. A imprensa tem um papel relevante no combate a corrupção, basta ver os ultimos casos como o mensalão, cachoeira, que foram denunciados”.

Anúncios


O Promotor de justiça Iverson Bueno, organizador do evento em Cruzeiro, lembrou que é preciso reaprender o respeito, redescobrir valores, para que de fato se saiba viver sem dependências à prática do ilícito, ou do prejuízo ao coletivo. Ele explicou a campanha se traduz em um compromisso do Ministério Público com a cidadania. “É um trabalho que tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial de incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, lembrando-se de atos que contribuem para a formação do caráter e também configuram corrupção”.


O promotor disse que no Vale do Juruá MP tem atuado de forma significativa, sempre com as parcerias com o poder judiciário e as policiais civil e militar. Ele informou um dado bastante significativo: de janeiro ate hoje o MP em Cruzeiro fez mais ou menos 350 procedimentos administrativos relacionados a improbidade administrativa. Oito prefeitos foram processados, e dois prefeitos afastados.


O Procurador de Justiça Carlos Maia e Ouvidor do MP/AC citando Jean Paul Sartre, o expoente do existencialismo disse que “o homem precisa existir antes de ser.Ou seja, ele precisa nascer e aí começar a formar seu caráter”. Carlos Maia foi enfático ao afirmar que  enquanto o povo não for brindado com educação decente, a corrupção nunca será dirimida, nem sequer diminuída. “É preciso enraizar na mentalidade de crianças e adolescentes, que serão nossos futuros líderes, a importância do combate à corrupção” finalizou.


AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASCOM/MPE


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido