Governo do Estado do Acre prepara ações de combate ao fumo
“Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.” Esse é o tema usado pelo governo do Acre, em parceria com as prefeituras do Acre, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com as secretarias de Saúde de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Brasileia, Rodrigues Alves e Sena Madureira, realiza atividades preventivas e educativas alusivas à data.
Em Rio Branco, as atividades começam nesta terça-feira, 28, no bairro Boa União, na Escola Ensino Jovem – Regional VI. Na ocasião, serão realizados atendimentos de saúde e orientações sobre tabagismo. Já na quarta-feira, 29, as atividades ocorrem na Escola Francisco Augusto Bacurau, no bairro Floresta, entre as quais oficina de prevenção de uso de tabaco, a aplicação do teste de Fagerstrom – grau da dependência da nicotina – e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
A data é comemorada em 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais visando alertar a população – principalmente os adolescentes e adultos jovens – sobre os males à saúde causados pelo fumo.
“Esses grupos apresentam-se como principais alvos da indústria do tabaco, sempre em busca de novos consumidores. É fundamental, portanto, atuar na prevenção do tabagismo junto às faixas etárias jovens – fase de grandes experimentações – para evitar o início da dependência química e o adoecimento precoce causados pelo cigarro”, informa a gerente da Divisão Estadual de Agravos Crônicos e Degenerativos, Adriana Lobão.
Segundo Lobão, o tema usado é o mesmo trabalhado em 31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo – para reforçar e ampliar a sua visibilidade no país, uma vez que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sediada no Rio de Janeiro, em junho deste ano, reforça a importância de divulgar o assunto “meio ambiente e tabaco”.
“A conferência objetivou definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e, portanto, o Inca lembra que, além dos danos à saúde – como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo -, ao longo da cadeia de produção do tabaco há diversos fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas. Essas são as informações que a campanha continua a promover”, esclarece a gerente.
Segundo dados do Vigitel, em 2011 a capital acreana reduziu a prevalência de fumantes para 15%. “Essa redução ocorreu devido às campanhas pontuais e campanhas de prevenção nas escolas realizadas no decorrer do ano. E também o tratamento do fumante teve resultados positivos – das pessoas que entraram no programa, 51,49% deixaram de fumar”, diz Lobão.
Ação paralela: Vigilância Sanitária abraça o Dia Nacional de Combate ao Fumo
Até sexta-feira, 31, palestras, distribuição de material educativo e fiscalização em bares, restaurantes e unidades hospitalares são algumas das atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo realizadas pela Divisão Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa).
Com o tema: “Não deixe que manipulem você”, as ações de prevenção ao fumo pretendem alcançar estudantes, servidores públicos, idosos, funcionários de empresas privadas e a população em geral. Na sexta-feira a equipe estará na Praça do Senadinho distribuindo folders e panfletos com informações sobre os malefícios do tabaco.
De acordo com a gerente da Divisa, Albertina Costa, em maio de 2003, durante a 56ª assembleia Mundial de Saúde, 192 países – membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – adotaram o primeiro tratado internacional de saúde pública: a Convenção – Quadros para o Controle do Tabaco. O tratado foi negociado durante quatro anos e fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, entre os quais estão providências relacionadas à propagandas e patrocínio, à política de impostos e preços, ao comércio ilícito, ao tabagismo passivo e à responsabilidade civil.
Para a OMS, seis medidas são consideradas eficientes para o controle do tabagismo: monitorar o uso do tabaco e estabelecer políticas de prevenção, proteger a população contra a exposição à fumaça do cigarro, oferecer ajuda para cessação do tabagismo, alertar as pessoas sobre os danos do cigarro, banir a publicidade, promoções e patrocínios relacionados com o tabaco e aumentar o imposto sobre o tabaco.
Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)

Na tarde desta quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões – DCORE, prendeu dois homens pelo crime de tráfico de drogas e apreendeu 40 quilos de entorpecentes.
Durante trabalho investigativo da especializada, a equipe obteve a informação de que um veículo estaria transportando droga do município de Capixaba com destino à Capital.
Imediatamente a equipe efetuou deslocamento, logrando êxito na abordagem, em frente ao Parque Chico Mendes. Na ocasião um veículo Cobalt, cor branco, transportava no bagageiro aproximadamente 40kg de substância entorpecente, tipo maconha.
O veículo era conduzido por dois homens, que não tiveram a identidade revelada, os quais foram presos em flagrante e apresentados à autoridade policial, onde serão submetidos à audiência de custódia.
Com informações da assessoria da Polícia Civil.

Na noite de quinta-feira, 30, o presidiário José Martandes da Silva Marinho foi condenado pelo assassinato da adolescente Táina de Oliveira Silva de 15 anos, em um julgamento realizado pelo Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Tarauacá. A sessão, que teve início na manhã de quarta-feira, 29, resultou na condenação de José Martandes a 24 anos de prisão.
O réu Willas França Farrapo, conhecido como Caboco, foi absolvido. A defesa do réu argumentou que as provas eram fracas e que houve falhas na investigação. Táina de Oliveira Silva foi assassinada na noite de 2 de setembro de 2018, na rua 31 de março, região central do município de Tarauacá.
José Martandes, que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima, não poderá recorrer da decisão em liberdade.
Por Yaco News.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Itinerante, está presente, a partir desta sexta-feira, 31, no Parque de Exposições, em Rio Branco, onde está acomodada parte das famílias atingidas pela cheia do Rio Acre.
A Delegacia Itinerante visa realizar o registro de boletins de ocorrência e atender a população na resolutividade de crimes de menor potencial ofensivo que venham a ocorrer nos abrigos.
“O governo do Acre está trabalhando incansavelmente para minimizar os transtornos causados às vítimas da alagação. A PCAC está fazendo o possível para ajudar na retirada das famílias de áreas afetadas pelas águas, no monitoramento dos abrigos, em rondas policiais e, agora, levando o serviço da Delegacia Itinerante para auxiliar em possíveis transtornos”, explicou o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel.
As demais delegacias das regionais, bem como as especializadas, estão em funcionamento normal, atendendo ao público diariamente.

O governo do estado nomeou 16 novos comissionados em cargos dentro da administração estadual nesta sexta-feira, 31.
Entre os nomes mais conhecidos estão o de Júlio Cézar Zuza da Costa, conhecido como Julinho, que foi secretário de governo no final do último mandato de Gladson e agora foi nomeado diretor na Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo – SETE.
Um outro nome que chamou a atenção entre as nomeações é a de Jandyr de Souza Rosas, que foi candidato à vereador de Rio Branco em 2020 pelo Psol, mas obteve apenas 60 votos, Jandyr foi foi nomeado em uma CAS-5 na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASD.
Jandyr, apesar de ser irmão do presidente do Psol no Acre, Jamyr Rosas, não faz mais parte do partido que é oposição a Gladson. Jandyr é um dos dirigentes do Cidadania no Acre.
O Psol faz oposição a Gladson Cameli no Acre. Inclusive, nas últimas eleições, o partido lançou o professor Nilson Euclides como candidato ao governo e o advogado Sanderson Moura, candidato ao Senado pela sigla.
Veja todas as nomeações do dia:
DO16802689889413 (1)-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
DENÚNCIA
Postos de combustíveis e mercados estão cobrando preços abusivos, denuncia vereador
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
INFORME IMPORTANTE
Alimentações prontas não serão mais aceitas nos abrigos das vítimas de alagação no Acre
-
Cotidiano
Inscrição no Jovem Aprendiz dos Correios iniciam nesta segunda-feira
-
OPERAÇÃO PTOLOMEU
Ostentação do governador do Acre reforçou suspeitas da PF sobre corrupção; defesa nega