Conecte-se agora

Governo do Estado do Acre prepara ações de combate ao fumo

Publicado

em

“Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.” Esse é o tema usado pelo governo do Acre, em parceria com as prefeituras do Acre, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com as secretarias de Saúde de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Brasileia, Rodrigues Alves e Sena Madureira, realiza atividades preventivas e educativas alusivas à data.

Em Rio Branco, as atividades começam nesta terça-feira, 28, no bairro Boa União, na Escola Ensino Jovem – Regional VI. Na ocasião, serão realizados atendimentos de saúde e orientações sobre tabagismo. Já na quarta-feira, 29, as atividades ocorrem na Escola Francisco Augusto Bacurau, no bairro Floresta, entre as quais oficina de prevenção de uso de tabaco, a aplicação do teste de Fagerstrom – grau da dependência da nicotina – e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

A data é comemorada em 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais visando alertar a população – principalmente os adolescentes e adultos jovens – sobre os males à saúde causados pelo fumo.

“Esses grupos apresentam-se como principais alvos da indústria do tabaco, sempre em busca de novos consumidores. É fundamental, portanto, atuar na prevenção do tabagismo junto às faixas etárias jovens – fase de grandes experimentações – para evitar o início da dependência química e o adoecimento precoce causados pelo cigarro”, informa a gerente da Divisão Estadual de Agravos Crônicos e Degenerativos, Adriana Lobão.

Segundo Lobão, o tema usado é o mesmo trabalhado em 31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo – para reforçar e ampliar a sua visibilidade no país, uma vez que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sediada no Rio de Janeiro, em junho deste ano, reforça a importância de divulgar o assunto “meio ambiente e tabaco”.

“A conferência objetivou definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e, portanto, o Inca lembra que, além dos danos à saúde – como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo -, ao longo da cadeia de produção do tabaco há diversos fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas. Essas são as informações que a campanha continua a promover”, esclarece a gerente.

Segundo dados do Vigitel, em 2011 a capital acreana reduziu a prevalência de fumantes para 15%. “Essa redução ocorreu devido às campanhas pontuais e campanhas de prevenção nas escolas realizadas no decorrer do ano. E também o tratamento do fumante teve resultados positivos – das pessoas que entraram no programa, 51,49% deixaram de fumar”, diz Lobão.

Ação paralela: Vigilância Sanitária abraça o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Até sexta-feira, 31, palestras, distribuição de material educativo e fiscalização em bares, restaurantes e unidades hospitalares são algumas das atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo realizadas pela Divisão Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa).

Com o tema: “Não deixe que manipulem você”, as ações de prevenção ao fumo pretendem alcançar estudantes, servidores públicos, idosos, funcionários de empresas privadas e a população em geral. Na sexta-feira a equipe estará na Praça do Senadinho distribuindo folders e panfletos com informações sobre os malefícios do tabaco.

De acordo com a gerente da Divisa, Albertina Costa, em maio de 2003, durante a 56ª assembleia Mundial de Saúde, 192 países – membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – adotaram o primeiro tratado internacional de saúde pública: a Convenção – Quadros para o Controle do Tabaco. O tratado foi negociado durante quatro anos e fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, entre os quais estão providências relacionadas à propagandas e patrocínio, à política de impostos e preços, ao comércio ilícito, ao tabagismo passivo e à responsabilidade civil.

Para a OMS, seis medidas são consideradas eficientes para o controle do tabagismo: monitorar o uso do tabaco e estabelecer políticas de prevenção, proteger a população contra a exposição à fumaça do cigarro, oferecer ajuda para cessação do tabagismo, alertar as pessoas sobre os danos do cigarro, banir a publicidade, promoções e patrocínios relacionados com o tabaco e aumentar o imposto sobre o tabaco.

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)

 

Cotidiano

Gladson bate o martelo e escolhe Márcia Bittar como vice na chapa majoritária

Publicado

em

A assessoria do governador Gladson Cameli (Progressistas) confirmou na noite desta quarta-feira, 29, que a ex-esposa do senador Márcio Bittar (União Brasil), professora Márcia Bittar (PL) foi a escolhida para compor a chapa majoritária do chefe do executivo como pré-candidata a vice – deixando assim, sua pré-candidatura ao Senado da República.

A decisão ocorreu após uma reunião definitiva com 9 dirigentes de partidos aliados que compõem a base governista. Entre eles, líderes do Partido Liberal, União Brasil, Republicanos, Patriotas, Solidariedade, PSDB, Brasil 35 e Democracia Cristã nas dependências do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). “Após aceitação e aprovação do governador Gladson Cameli, selaram o nome de Marcia Bittar como pré-candidata a vice-governadora na chapa majoritária à reeleição de Gladson Cameli ao Governo do Estado”, diz a nota assinada pela jornalista Silvania Pinheiro.

O acordo visa pacificar o clima entre os aliados de Cameli. “Compreenderam a necessidade de fortalecimento da gestão estadual, garantindo assim a continuidade de um governo democrático e compromissado com a dignidade e o progresso do Acre’.

Após a decisão do seu vice, Gladson deverá buscar apoio de mais partidos que desejam compor a chapa majoritária nas eleições deste ano. “Mais uma vez, Gladson Cameli reafirmou sua disposição em dialogar com todas as siglas partidárias e aqueles que pretendem lhe ajudar a continuar servindo ao povo acreano com dedicação, honra e justiça, buscando, sobretudo, desenvolvimento e justiça social para as famílias acreanas”, encerrou.

Continuar lendo

Cotidiano

PDT rechaça Márcia Bittar e defende participação na indicação de vice de Gladson

Publicado

em

A executiva estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) emitiu uma nota na noite desta quarta-feira, 29, rechaçando o nome da pré-candidata ao senado da República, Márcia Bittar (PL), como o nome a ser o vice na chapa de Gladson Cameli (Progressistas).

De acordo com o documento – que não teve assinatura do presidente da sigla, delegado Emylson Farias, o partido defende um diálogo aberto com os demais partidos aliados do Palácio Rio Branco, contudo, afirma que pretende participar da escolha do nome que deverá compor a chapa. “O PDT manifesta, respeitosamente, o interesse de participar do processo de indicação uma vez que possui mandatários nos Poderes Executivo e Legislativo, de elevada expressão política”, declara trecho da nota.

A executiva reiterou ainda o apoio à candidatura à reeleição do governador Gladson Cameli ao comando do Palácio Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

MPAC entrará com recurso para aumentar pena de condenado por torturar Nego Bau

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) entrará com recurso solicitando o aumento da pena do mecânico Jeferson Castro da Silva Pereira, condenado pelo crime de tortura contra Renan Souza, pessoa em situação de rua, conhecido popularmente como Nego Bau.

O acusado foi condenado nesta terça-feira, 28, pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco. Foi estabelecida pelo magistrado a pena de cinco anos de prisão para o homem que gravou e divulgou um vídeo enquanto decepava o dedo de Nego Bau.

De acordo com a promotora de Justiça Aretuza de Almeida, que assinou a denúncia do MPAC, a sentença não levou em consideração a reincidência do acusado, já que ele possui condenação por outros crimes que tramitaram antes do caso em questão.

“Analisando a sentença foi possível verificar que não foi reconhecida a agravante da reincidência, o acusado possui condenação por crime de roubo majorado e corrupção de menores, consistindo em uma pena de 13 anos, 5 meses e 10 dias. Essa condenação transitou em julgado antes dos fatos em questão, de modo que o mesmo é reincidente, por isso é aplicável ao caso o art 61, I do Código Penal”, explicou.

A decisão do juiz Raimundo Nonato considerou o excesso da culpabilidade do réu pela crueldade do crime, e constrangimento em decorrência das imagens divulgadas. O magistrado reconheceu a confissão espontânea do réu e o condenou em cinco anos de reclusão sem conceder-lhe o direito de apelar em liberdade.

Fonte: ASCOM/MPAC

Continuar lendo

Cotidiano

Duarte afirma que não existe impedimento para chamar cadastro de reserva da Civil para academia

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos) recebeu nesta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) os aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil.

Durante a sessão, o parlamentar relembrou o compromisso firmado em 2018 com os aprovados do cadastro de reserva da Polícia Civil, assinado pelo governador Gladson Cameli, onde todos os aprovados seriam convocados para integrar o Sistema de Segurança Pública.

O parlamentar relembrou que, juntamente com seus pares, aprovou emenda no orçamento do Estado no valor de R$ 7 milhões, para que a Acadepol tenha condições de receber todos os aprovados do cadastro de reserva do concurso da Polícia Civil que ainda lutam pela convocação.

Além disso, recordou as reuniões com os representantes do cadastro de reserva no Tribunal de Contas do Estado, com o conselheiro presidente Ronald Polanco e na SEPLAG com o Secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, que responderam de forma positiva.

“O diálogo continua com o objetivo de convocar todos os aprovados no cadastro de reserva para realização da academia de polícia civil, pois existem condições no jurídico e financeiro”, explicou o deputado.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!