Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governador pede a renúncia de presidente e do vice do Sindicato dos Jornalista do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O governador Sebastião Viana (PT) continua dando as cartas nas entidades sindicais do Acre. Na noite de segunda-feira, 27, um representante do Governo do Acre se reuniu com representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) para pedir a renúncia do presidente da entidade, Marcos Vicentti e do vice, Rutemberg Crispim.

Anúncios


Leia também:
>>> Crônicas de Um Francisco – O Espelho da Rainha


O motivo seria a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece em novembro, no Acre. De acordo com um jornalista que participou da reunião, seria a segunda vez que o governador intervém no Sinjac. O repórter que pediu para não ser identificado, afirmou que o evento foi adiado de junho para novembro, a pedido de Sebastião Viana.


Com a participação do presidente do sindicato na campanha do candidato do PT à prefeitura de Rio Branco e as atribuições do vice-presidente na assessoria da Aleac, a organização do congresso nacional estaria acéfala. Gestores da Secretária de Comunicação do Governo do Acre indicaram a assessora do Depasa, Jane Vasconcelos, para assumir o Sinjac.


Segundo informações da fonte de ac24horas, dois membros da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também participaram da reunião com os gestores do Governo do Acre. O sindicato, que deixou de fazer a negociação salarial, que tinha data base no mês de maio, poderá ainda, comprometer a organização e inviabilizar a realização congresso no Acre.


Para não aparecer de forma negativa, o Governo do Acre teria tomado a frente da realização do evento agendado para os dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, reunindo jornalistas de todo o País. Os problemas que envolvem o Sinjac, não se limitam a realização do congresso. Impedimentos jurídicos podem inviabilizar qualquer tipo de atividade que o sindicato esteja à frente.


O sindicato não renovou seu estatuto conforme o novo Código Civil e os membros da nova diretoria não assinaram a ata de posse, tornando a entidade sindical sem efeitos jurídicos ou representativos dos profissionais de imprensa. A negociação salarial não aconteceu, mas o Governo do Acre corre contra o tempo para realizar o congresso dos jornalistas.


Os gestores da Secretária de Comunicação do Governo do Acre estariam fazendo uma verdadeira ofensiva nos órgãos de comunicação, para impedir que as informações vazem. Eles condicionam a concessão da reposição da inflação aos jornalistas, a não divulgação dos problemas enfrentados pelo Sinjac.


O vice- presidente do Sinjac, Rutemberg Crispim não quis comentar a pressão para renunciar, mas confirmou que aconteceu a reunião para discutir a colocação de Jane Vasconcelos à frente da organização do congresso nacional. Os membros da Fenaj, de acordo com informações de Crispim, estariam acompanhando a nova dirigente sindical e finalizando os detalhes do evento.


O presidente do Sinjac, Marcos Vicentti estaria acompanhando a agenda do candidato à prefeitura de Rio Branco, pela Frente Popular e não foi localizado para comentar o assunto.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido