Conecte-se agora

Governo entrega mais de 550 títulos definitivos aos moradores do bairro Caladinho

Publicado

em

Nayanne Santana

“Esta proclamada a emancipação do Caladinho”. Esta frase foi dita pelo governador Tião Viana ao participar, nesta quinta-feira, 23, do ato de entrega de títulos definitivos para moradores do bairro Caladinho onde a ocupação habitacional iniciou há seis anos como uma invasão de terra.

“Há  seis anos estou nesta batalha. É um momento muito importante para as pessoas que vivem aqui. Graças a Deus nós estamos vencendo com o ajuda do governador Tião, de moradores que me deram apoio, do deputado Edvaldo Souza. Esse é um dia de muita felicidade para esse povo, agora eles têm a certeza de ser dono do seu espaço”, pontua a líder da comunidade.

Empenho e determinação

O diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo ressaltou que as equipes do Instituto se empenharam para que o Caladinho fosse regularizado. O trabalho iniciou em janeiro.

A certeza da propriedade

Logo que surgiu a ocupação no Caladinho o morador Daurivan Araújo conta que comprou um lote no local para morar com sua família. Porém, como o lugar era uma área de ocupação irregular e, portanto, não possuía documentação, Daurivan Araújo amargou prejuízos.

“Eu comprei casa de uma pessoa que já era o segundo dono do lote e paguei pelo valor que ela me cobrou, mas depois apareceu a pessoa que tinha sido o primeiro dono da área me cobrando por estar no terreno. Precisei pagar três vezes pela terra que moro só porque a gente fazia negócio com papel que não valia nada”, lamenta o morador.

Contudo, após a intervenção do Estado naquela região Daurivan Araújo tem novos planos e confessa que vislumbra um futuro bem melhor.

“Agora com a titularização sei que a terra é minha e sou muito grato ao governo por fazer isso por nós. Ali tem muitas famílias honestas. Sei que depois disso as máquinas vão poder entrar e fazer ruas, colocar iluminação no bairro, água, esgoto e eu vou poder fazer melhorias na minha casa”, disse Daurivan Araújo.

A restituição da cidadania

O governador Tião Viana lembrou que o bairro era um dos mais sofridos da capital, das histórias de ocupações urbanas de Rio Branco. “Essa história daqui lembra o início da história de bairros como o João Eduardo, Taquari de comunidades onde as pessoas entravam, mas não sabiam como iam fazer a travessia”, observou. Tião Viana frisa que a regularização é a restituição da cidadania, de vida e dignidade para as famílias que vivem naquele local.

“Todo o Acre acompanhou o sofrimento dessas pessoas e o deputado Edvaldo Souza me fez um pedido pessoal para que eu pudesse fazer um esforço a mais por essa comunidade que sofria tanto”, contou o governador.

Após o pedido do parlamentar Tião diz que levou o esforço dos servidores do Estado para mudar a situação da comunidade.

“O plano de saneamento está pronto, a solicitação para que a companhia de eletricidade venha fazer a correção da situação ilegal de energia foi feita e será atendida e agora nós concluímos com esse trabalho de regularização e sei que assim a comunidade do Caladinho vai poder sorrir”, declarou.

A chegada da infraestrutura

O deputado Edvaldo Souza, que desde o início da ocupação atua para que área seja regularizada e urbanizada, confessou que estava emocionado e muito feliz coma conquista da comunidade.

“Pobre tem que ser tratado com decência e essa foi uma reivindicação minha em conversas com o governador Tião e ele foi sensível ao problema e garantiu que iria resolver esse problema de regularização do Caladinho e estamos aqui para celebrar esse momento”, afirmou o parlamentar.

Edvaldo Souza adiantou que nas próximas semanas o Governo do Estado inicia as obras de infraestrutura na comunidade e que isto promoverá uma mudança no local com ruas calçadas, drenagem, energia elétrica, entre outros. Souza frisa que para isso serão investidos R$ 30 milhões.

Anúncios

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas