Menu

Errou tudo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não vejo motivo para celeuma sobre a pesquisa do IBOPE. Fosse o Marcus Alexandre (PT), Tião Bocalon (PSDB) e Fernando Melo (PMDB), únicos com chance de ganhar a PMRB, estaria torcendo para não aparecer liderando. O motivo é muito simples: o IBOPE errou tudo, no Acre.


Perdeu credibilidade
E são tantos os questionamentos técnicos sobre essa pesquisa que ela perdeu a credibilidade.


Erro célebre
O erro mais célebre do IBOPE foi quando induziu o Correio Brasiliense a dar em manchete que Marcos Afonso (PT) estava eleito prefeito da Capital, e quem venceu foi Mauri Sérgio (PMDB).


Uma correção
A coluna de domingo foi feita pelo colunista e não pela colega Sandra Assunção como equivocadamente foi diagramado. Mas se tivesse sido feita por ela, estaria honrado.


Agora é no vídeo
Começa hoje o programa no rádio e televisão. Uma boa oportunidade de ouvir sem amarras as propostas dos candidatos, os seus jingles, enfim, é mais uma oportunidade do eleitor avaliar.


Luz vermelha
Acendeu a luz vermelha no comitê de campanha do prefeito James Gomes (PSDB). O centro urbano de Senador Guiomard foi invadido de placas do André Maia (PT) nas residências.


Um indicativo
Placas não votam, pode-se argumentar, mas dão um visual que pode impressionar.


É de se imaginar
É de temer o Tião Bocalon prefeito, cercado dos seus assessores arrogantes, alguns se acham a última bolacha do pacote. Se de fora já ameaçam e não pisam no chão, imagine no poder.


Fora da água
Um dos raros assessores do Tião Bocalon a não ser arrogante é o Peré Vasconcelos.


Conversa séria
O governador Tião Viana deveria chamar o diretor do DEPASA, Gildo César, para exigir dos empresários do “Ruas do Povo” qualidade nos serviços e evitar desgastes quando chove.


Ampla visibilidade
Por ser hoje o programa de maior apelo social e visibilidade do governo, o “Ruas do Povo”, com uma simples chuva, não pode motivar o alagamento de casas e dar bandeira à oposição.


Bela carreata
Foi o ato mais significativo da eleição em Epitaciolândia, a carreata do candidato a prefeito André Hassem (PSDB), que se não acontecer um acidente de percurso é favorito a vencer.


Luta dupla
O candidato a prefeito de Brasiléia, José Alvanir (PT), se vencer a eleição é um herói, por lutar contra um desgaste duplo: o da administração da prefeita Leila Galvão e do seu partido.


O jogo endureceu
O candidato a prefeito de Porto Acre, Carlinhos da Saúde (PSDB), é favorito a ganhar a eleição, mas não tão solto como antes, a candidatura de Bené Damasceno (PMDB) cresceu muito.


Jogando pesado
Consta que, por baixo dos panos (para o PT não saber) o empresário Badate está jogando pesado na candidatura do velho amigo, Neco Produções (PSD), a vereador da Capital.


Disciplinado e organizado
Ninguém pode cobrar nada além do que o candidato do PT à PMRB, Marcus Alexandre, está fazendo na campanha, que, segundo os coordenadores é altamente disciplinado e organizado.


É de se preocupar
O PRP deve fazer dois vereadores. Os vereadores Raimundo Vaz (PRP) e Elias Campos (PRP) se cuidem. Nelson da Auto Escola Vitória, candidato da Igreja RENOVADA, é um nome fortíssimo.


Chapas fracas
PT, PCdoB, PMDB e PP, pela lógica deveriam ter chapas fortes para vereador da Capital. Ao contrário das últimas eleições são chapas fracas de dar dó e, com raros puxadores de votos.


Candidaturas penduradas
O TRE-AC ainda não liberou as candidaturas de Francimar Fernandes (PT) e Deda (PP), ambos no “ficha suja”, e da Antonia Lúcia (PSC), com o registro da chapa cassado pela justiça eleitoral.


Bola ou burica
O horário eleitoral é bola ou burica para o candidato Fernando Melo (PMDB) a prefeito da Capital, que até aqui só patinou e não saiu do lugar. Seu problema é ser ainda a cara do PT.


Igual caldo de piaba
Pesa ainda contra Fernando Melo o fato da chapa de vereadores da coligação PMDB-PSD, que o apóia ser fraca e restrita a quatro nomes de peso, o resto não enche uma cuia de votos.


Nada de novo
Nesse pedido de cassação no TSE dos mandatos do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana (PT) não há nada de novo, é a mesma peça na qual o TRE-AC votou pela improcedência.


Nariz empinado
“O PSDB não ganhou nada e seus dirigentes andam de nariz empinado como se fossem  grandes lideranças. O deles está guardado no segundo turno”. De um dirigente da oposição.


Pontes quebradas
Segundo esse alto dirigente as pontes com o PMDB e PSD estão quebradas num segundo turno.


Pesquisa na rua
O instituto DELTA, o único que acertou todas as previsões no Acre na campanha passada, abriu pesquisas em Brasiléia, Porto Acre, Sena Madureira e Rio Branco e serão registradas no TRE.


Grana na parada
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), se prepare para uma onda de denuncismo na campanha, há inclusive grana rolando para incentivar denunciadores.


Horário eleitoral
Ao contrário de alguns sou um defensor do horário eleitoral no rádio e na televisão. Por um ângulo primordial: os candidatos podem denunciar e falar o que querem sem censura. E por servir também para medir a qualidade e a deficiência dos candidatos. Além de que, permite aos candidatos com pouca estrutura de campanha a se tornarem mais conhecidos do eleitor.


Por Luis Carlos Moreira Jorge             


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.