Menu

Pesquisar
Close this search box.

Antônia Lúcia quer integração latino-americana através de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A candidata à prefeitura de Rio Branco, Antônia Lúcia (PSC) quer promover o debate sobre a integração econômica latino-americana, através de Rio Branco. A líder do Movimento Democrático, Trabalhista e Cristão acredita que a capital acriana poderá ser o elo das relações comerciais entre os países da América Latina e o Brasil.


“Rio Branco é a capital de um Estado que faz fronteira com Peru e Bolívia. O Brasil é a maior economia da América Latina. Integramos Mercosul, que é o quarto maior do Mundo. Podemos contribuir de forma decisiva no processo de integração, aproximando os países vizinhos do Brasil, no aspecto cultural, econômico, social, político e jurídico”, diz Antônia Lúcia.


Segundo a deputada federal, a estrada do Pacífico é uma realidade e precisa fazer parte da rota comercial do Brasil, com os países vizinhos. “Temos acesso fácil a duas capitais de departamentos, Puerto Maldonado e Cobija. Minha proposta aos líderes dessas duas cidades é que nos tornemos trigêmeas, nos projetos que estimulem a integração da Região”.

Anúncios


Antônia Lúcia propõe ainda, que os países façam uma aproximação cultural, incentivando o intercâmbio constante das instituições de ensino dos países da América Latina. “Podemos estimular o intercâmbio entre estudantes de Rio Branco e estudantes das duas capitais dos países vizinhos, para nos termos o domínio do português e do espanhol”.


Um dos alvos prioritários do projeto de Antônia Lúcia são o estímulo à produção intelectual através de revistas, artigos, estudos e publicações sobre problemas regionais dos países que compõem a America Latina. “Vamos criar um concurso para elaboração de livro de História conjunta das três capitais, escrito por escritores dos três países”, enfatiza.


Entre as propostas da candidata à prefeitura da capital estaria a criação de Centros de Estudos e Institutos dedicados à integração do Acre, Pando e Madre de Dios. “Lutarei para criação de uma Universidade que tenha como missão a integração dessa Região, uma das mais pobres da América Latina, mas que possui um grande potencial a ser explorado”.


Propostas para a integração cultural


  • Criação de museus e centro de artes que tenham como motivos as questões da Região Amazônica, já que o Acre (Estado) e os dois Departamentos (Pando e Madre de Dios) estão geograficamente dentro da Região Amazônica.
  • Incentivo a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia. Abertura de mestrado e doutorado que contemple especialização em problemas de interesse da Região.
  • Incentivo aos festivais de cinema, teatro, literatura, música e artes típicas da Região, criando certame para composição de um hino que fale das três capitais, bem como de uma bandeira comum.
  • Formação de uma Orquestra Sinfônica da Juventude das três capitais, visando promover a integração através da música.

Propostas para a integração na área social


  • Movimentos conjuntos em defesa do meio ambiente serão estimulados, já que os problemas da Região são os mesmos. “Todos estamos dentro da Amazônia”.
  • Parcerias nas áreas de saúde, educação, alimentação, habitação popular e defesa do meio ambiente.
  • Estímulo ao aperfeiçoamento profissional, os movimentos de jovens, mulheres, trabalhadores, povos indígenas, povos da floresta,  sempre no fortalecimento da Democracia, do Direito à Integração, dos Direitos Humanos  e da Cidadania.

Da assessoria


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido