Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ibope mais uma vez sob suspeita; Deputado Rocha diz que questionário da pesquisa Ibope provoca questionamentos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Major Rocha disse no final da tarde de ontem (14) que o questionário aplicado pelo Ibope do qual ele teve acesso, visa induzir o eleitor de Rio Branco. A pesquisa no valor de R$ 36 mil é uma encomenda da Rádio TV do Amazonas Ltda (Rádio Acre FM e TV Acre) e está programada para  ser divulgada na próxima sexta-feira (17). 602 duas pessoas serão entrevistadas no período de 12 a 17 de agosto.


O deputado questiona a aplicação apenas de um cenário de candidaturas e mais, “o questionário começa perguntando sobre o local de trabalho, o tipo de empresa e o telefone do eleitor, provocando de imediato, o receio do entrevistado de ser identificado”, comentou o deputado.

Anúncios


Rocha frisou o clima de perseguição imposto ao servidor público, funcionários com contratos provisórios, comerciantes e empresários. Para ele, este tipo de abordagem em Rio Branco procura favorecer o candidato petista.


“Qual o servidor público ou até mesmo aquele que trabalha em empresas terceirizadas que vai dizer que não vota no candidato do PT, tendo registrado seu nome, endereço, telefone, a empresa que trabalha e ainda detalhes sobre o seu contrato?”, questionou o tucano.


O deputado lembrou o resultado da última pesquisa do Ibope nas eleições de 2010 que colocou um dia antes do pleito, o atual governador Tião Viana com a vantagem de 13 pontos percentuais, supostamente à frente de Tião Bocalom.


“No dia seguinte, ao abrirem às urnas a diferença foi de apenas 0,7%. Um erro muito além do previsto para a margem de variação de resultados de qualquer pesquisa. Historicamente com a publicação de pesquisas supostamente induzidas, o Ibope tem prejudicado candidatos do PSDB desde 2006”, acrescentou.


Para Rocha a divulgação dos resultados duvidosos do Ibope acaba influenciando uma parcela da população e pode falsificar o resultado final das eleições. “Todo cuidado é pouco, temo mais uma vez que os dados possam ser manipulados. Infelizmente, o Ibope só erra quando divulga resultados de Rio Branco ou do Estado do Acre”, comentou o deputado.


Rocha destacou ainda os comentários de colunistas políticos que afirmam que nem mesmo dentro do PT, a pesquisa do Ibope tem credibilidade.



Da redação de ac24horas
Rio Branco-Ac


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido