Menu

Ibope mais uma vez sob suspeita; Deputado Rocha diz que questionário da pesquisa Ibope provoca questionamentos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Major Rocha disse no final da tarde de ontem (14) que o questionário aplicado pelo Ibope do qual ele teve acesso, visa induzir o eleitor de Rio Branco. A pesquisa no valor de R$ 36 mil é uma encomenda da Rádio TV do Amazonas Ltda (Rádio Acre FM e TV Acre) e está programada para  ser divulgada na próxima sexta-feira (17). 602 duas pessoas serão entrevistadas no período de 12 a 17 de agosto.

O deputado questiona a aplicação apenas de um cenário de candidaturas e mais, “o questionário começa perguntando sobre o local de trabalho, o tipo de empresa e o telefone do eleitor, provocando de imediato, o receio do entrevistado de ser identificado”, comentou o deputado.

Anúncio

Rocha frisou o clima de perseguição imposto ao servidor público, funcionários com contratos provisórios, comerciantes e empresários. Para ele, este tipo de abordagem em Rio Branco procura favorecer o candidato petista.

“Qual o servidor público ou até mesmo aquele que trabalha em empresas terceirizadas que vai dizer que não vota no candidato do PT, tendo registrado seu nome, endereço, telefone, a empresa que trabalha e ainda detalhes sobre o seu contrato?”, questionou o tucano.

O deputado lembrou o resultado da última pesquisa do Ibope nas eleições de 2010 que colocou um dia antes do pleito, o atual governador Tião Viana com a vantagem de 13 pontos percentuais, supostamente à frente de Tião Bocalom.

“No dia seguinte, ao abrirem às urnas a diferença foi de apenas 0,7%. Um erro muito além do previsto para a margem de variação de resultados de qualquer pesquisa. Historicamente com a publicação de pesquisas supostamente induzidas, o Ibope tem prejudicado candidatos do PSDB desde 2006”, acrescentou.

Para Rocha a divulgação dos resultados duvidosos do Ibope acaba influenciando uma parcela da população e pode falsificar o resultado final das eleições. “Todo cuidado é pouco, temo mais uma vez que os dados possam ser manipulados. Infelizmente, o Ibope só erra quando divulga resultados de Rio Branco ou do Estado do Acre”, comentou o deputado.

Rocha destacou ainda os comentários de colunistas políticos que afirmam que nem mesmo dentro do PT, a pesquisa do Ibope tem credibilidade.

Da redação de ac24horas
Rio Branco-Ac

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.