Menu

Campanha nacional para atualização do esquema vacinal começa no sábado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De 18 a 24 de agosto uma campanha nacional faz o chamamento para que pais e responsáveis de crianças com até 5 anos de idade procurem as unidades de saúde e postos de vacinação para a atualização do esquema vacinal, com todas as vacinas do calendário básico. Este tipo de mobilização garante aumento das coberturas de rotina, com desempenho favorável para as metas definidas pelo Ministério da Saúde.


Crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. A população rural está sendo atendida de casa em casa. A campanha é realizada em conjunto com programas de agente comunitário de saúde e programa de saúde da família.

Publicidade

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre também fará monitoramento rápido da cobertura vacinal para acompanhar o fluxo de vacinação em todo o estado com a intenção de detectar e resolver falhas que possam atrapalhar a imunização dessas crianças. Os pais devem ficar atentos se a criança apresentar doenças agudas febris moderadas ou graves. Neste caso é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro com o objetivo de não se atribuir à vacina esses sintomas.


A coordenação do PNI lembra que está disponível em todos os centros de saúde a vacina contra a hepatite B para pessoas até 29 anos e populações vulneráveis e chama a atenção para as pessoas que já tomaram a primeira dose e precisam tomar a segunda. Importante lembrar que também está disponível o teste rápido para as hepatites B e C.


Golby Pullig, da assessoria Sesacre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido