Menu

Fernando Melo encontra bairro abandonado no Segundo Distrito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Formado a partir de uma invasão e ocupado desordenadamente, o bairro Canaã, antigo ramal da Judia, abriga famílias das mais diversas áreas da cidade que vivem sob um desconfiança de tirar o sono: sem título definitivo da terra, os moradores temem um despejo a qualquer momento.  Fernando Melo dedicou toda a manha desta terça feira para visitar o bairro e conversar com os moradores. Ouviu relatos emocionantes, fortes apelos e um verificou que aquela comunidade vive á margem do poder público.


O bairro não possui nenhuma rua asfaltada. Rede de água e de esgoto é um sonho. Iluminação pública também não existe, e uma briga judicial do suposto dono da área que tenta a desocupação causa insegurança a quem mora lá. O comerciante Emerson Boaventura disse que mora no bairro mas não sabe até quando poderá ficar por lá. A exemplo dos vizinhos, ele tem dificuldades para receber correspondências e comprovar o endereço, porque o bairro ainda não consta no cadastro da prefeitura.

Publicidade

“Parece até que a gente não existe. Ninguém consegue comprar nada no comércio porque esse endereço não vale. Ninguém olha pra gente aqui e pra completar, oficialmente nós não somos donos de nada, nem da casa onde moramos”, desabafou.


O aposentando Miguel Paulo foi além, e falou que as coisas só vão melhorar no Canaã, quando a prefeitura mudar de mãos. “Só vai mudar quando o PT sair. Eles não gostam de pobre e aqui a gente vive esquecido”, disse o morador.


Sensibilizado com os relatos, Fernando Melo, que já conhecia essa realidade, disse que a regularização fundiária que tornará o bairro um logradouro oficial não é um processo complicado, e criticou a falta de vontade da atual administração para com a situação daquelas famílias.


“Não se pode admitir que exista um bairro em Rio Branco onde moram tantas famílias que não seja cadastrado no município. Nós temos experiência com esse tipo de projeto, e regularizar toda essa área não seria uma tarefa difícil, só falta é boa vontade”, criticou Melo.


Depois de visitar o Canaã, Fernando Melo almoçou com o senador Sérgio Petecao no bairro Cidade Nova e participou de um bandeiraço na Vila Ivonete.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido