Menu

Sérgio Petecão irá mobilizar bancada em prol da ponte do Madeira que corta a BR 364

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Brasília – O senador Sérgio Petecão (PSD) informou esta terça-feira (7) em Brasília que pretende  mobilizar a bancada federal do Acre para uma visita à presidente Dilma Roussef. O objetivo, segundo o parlamentar, é solicitar informações acerca da liberação dos recursos destinados à construção da ponte do rio Madeira (Travessia Abunã-Jacira). De acordo com as últimas informações, a verba, da ordem de R$ 20 milhões, foi contingenciada pela Presidência da República sob alegação de contenção de recursos  sem qualquer previsão de retomada das obras. Para o parlamentar, “a notícia não podia ser pior já que a ponte é um sonho acalentado por todo o Estado do Acre”.


O senador lembrou ainda que a ponte já foi alvo de outros problemas que influenciaram no atraso das obras. O projeto inicial foi contestado pelo próprio Tribunal de Contas da União (TCU) e a Marinha do Brasil pois não atendia às necessidades da usina Jirau – o vão não tinha altura para permitir navegação na época das cheias e a extensão da ponte ficou pequena. Algum tempo depois, destacou o parlamentar,o próprio Ministério dos Transportes, por ofício, informou a retomada dos trabalhos, assegurando que o projeto de construção da ponte deveria estar concluído no final do ano. “Com o anúncio da retenção dos recursos, no entanto,a previsão foi anulada”.

Publicidade

O senador enfatizou que a ponte sobre o rio Madeira, por assegurar  a ligação terrestre  do Acre com o resto do Brasil via Rondônia,vai garantir de forma definitiva o transporte de mercadorias. E, desta forma, evitar o tão temido desabastecimento ou mesmo o encarecimento dos produtos, sobretudo para o interior do Estado. “Sem falar que a travessia por balsas cria filas intermináveis, causa problemas  de encalhe no verão e encarece as mercadorias devido ao alto preço cobrado por veículo”. Para o senador, somente a Presidência da República ou ainda o Ministério do Planejamento poderiam dar uma luz à retomada dos trabalhos de uma obra, “tão aguardada por todos os acreanos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido