Menu

Pesquisar
Close this search box.

Metade da população do Acre diz ter contraído dívidas no 2º trimestre, revela pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados do endividamento do consumidor acreano referentes ao segundo trimestre deste ano apontam que metade da população diz ter contraído dividas. Os números são da pesquisa da Fercomercio/AC que constata que 49% dos entrevistados não conseguiram pagar as contas na data de vencimento em decorrência, principalmente, do descontrole financeiro (57%).


Ainda de acordo com a pesquisa, em relação à providência para o pagamento das dívidas com atrasos, 40% disseram haver cortado gastos, 12% haver evitado o uso de cartão e outros 12% não tomaram nenhuma medida.

Anúncios


Além disso, a pesquisa aponta que 42% dos entrevistados não são adeptos a planos e, muito menos, ao controle sobre os gastos. Dos 49% que carregam inadimplência financeira, 29% estão com atrasos nos pagamentos em mais de 45 dias e 29%, acima de 45 dias.


Apesar da anunciada diminuição dos juros bancários, 87% dos consumidores afirmaram que ainda não realizaram qualquer negócio para melhorar a condição financeira. Também mais de 50% acham que o corte nos juros contribuiu para o maior endividamento da população.


Sobre a que se referem as dívidas contraídas no segundo trimestre, 60% dos entrevistados relataram que são decorrentes de “compras normais” (71%) e de empréstimos bancários (12%). Das pessoas que usam o sistema de poupança, apenas 29% conseguiram guardar dinheiro nos últimos seis meses.


A coleta de dados se deu no período de 16 a 20 de julho com público de 290 pessoas, de ambos os sexos, com faixa etária acima de 18 anos.


Da redação ac24horas
Com informações da Fecomercio/AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido