Menu

Queimadas no Estado do Acre estão totalmente proibidas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para coibir as queimadas em todo o Estado, o governador Sebastião Viana lançará na noite desta segunda-feira, 23,  o Programa Estadual de Combate às Queimadas visando coibir qualquer tipo de foco de incêndio em áreas no Acre. Este é o primeiro ano de proibição total de queimadas. As restrições começaram em 2009, por meio de ações Civis Públicas dos ministérios públicos federal e estadual. Em 2011, somente a Regional do Vale do Juruá tinha autorização para a queima, mas esse ano, a proibição atinge todo o estado.


O evento marca o repasse de novos equipamentos para os órgãos de combate aos crimes ambientais. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) vai receber veículos para reforçar as ações de fiscalização e monitoramento em todo o estado.

Publicidade

Já o desmate continua liberado, desde que a propriedade ainda tenha área para conversão, que é de 20 por cento do total da terra. Até o momento foram feitos cerca de duzentos pedidos de desmate. A liberação pelo Imac é dada após a análise de cartas imagens e da visita de técnicos às propriedades.


Além do uso de carros, motos e quadriciclos, está prevista a realização de vários sobrevoos em pequenas aeronaves, tática já utilizada pelo Imac em anos anteriores. No ano passado foram oito sobrevoos que resultaram na descoberta de mais de cem pontos de queimadas só no Vale do Acre. No Juruá foram mais de cinquenta pontos. Os helicópteros do Ibama e do governo do Estado também deverão ser utilizados para as ações de combate às queimadas.


Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Noticias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido