Menu

Pesquisar
Close this search box.

Artesã acreana é finalista em seleção naciona da Unesco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diego Gurgel


A peculiaridade e beleza do artesanato acreano, principalmente o requinte das peças de biojóias, ganhou reconhecimento pela seleção nacional de peças artesanais 2012 da Unesco, que irá ocorrer nos dias: 30 de julho a 02 de agosto 2012 a ser realizado em Montevidéu (Uruguai), no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.

Anúncios


A artesã de Rio Branco Rodney Paiva Ramos de 47 anos, cooperada na COOESA, está entre 13 finalistas da seleção da entidade, a partir de 65 peças inscritas. O detalhe mais importante é que Rodney é a única que teve duas das três peças que inscreveu, selecionadas entre as finalistas, que são dois colares chamados de “Tranças da mata” e “cores da mata”.


Rodney, que está com um estande na Expoacre no salão de negócios, afirma que graças ao apoio dado pela Setul, foi possível que seu trabalho ganhasse visibilidade e fizesse sua inscrição na seleção da Unesco.


O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.


As peças artesanais selecionadas irão representar o Brasil na 3ª edição do “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para produtos artesanais do MERCOSUL +”, a ser realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto de 2012, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido