Menu

Pesquisar
Close this search box.

Artesã acreana é finalista em seleção naciona da Unesco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diego Gurgel


A peculiaridade e beleza do artesanato acreano, principalmente o requinte das peças de biojóias, ganhou reconhecimento pela seleção nacional de peças artesanais 2012 da Unesco, que irá ocorrer nos dias: 30 de julho a 02 de agosto 2012 a ser realizado em Montevidéu (Uruguai), no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.


A artesã de Rio Branco Rodney Paiva Ramos de 47 anos, cooperada na COOESA, está entre 13 finalistas da seleção da entidade, a partir de 65 peças inscritas. O detalhe mais importante é que Rodney é a única que teve duas das três peças que inscreveu, selecionadas entre as finalistas, que são dois colares chamados de “Tranças da mata” e “cores da mata”.

Anúncios


Rodney, que está com um estande na Expoacre no salão de negócios, afirma que graças ao apoio dado pela Setul, foi possível que seu trabalho ganhasse visibilidade e fizesse sua inscrição na seleção da Unesco.


O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.


As peças artesanais selecionadas irão representar o Brasil na 3ª edição do “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para produtos artesanais do MERCOSUL +”, a ser realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto de 2012, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido